16 novembro 2009

Geopark, sabe o que é?

Um Geoparque é uma área com expressão territorial e limites bem definidos, que contêm um número significativo de sítios de interesse geológico com particular importância, raridade ou relevância cénica/estética, com muito interesse histórico-cultural e riqueza em biodiversidade. Estes sítios que reportam a memória da Terra fazem parte de um conceito integrado de protecção, educação e desenvolvimento sustentável. Um Geoparque tem como objectivos primários:Conservação, Educação e Turismo de Natureza.




O projecto Geopark começou em 2006,e alguém sabe qual é o seu importância na Freguesia de Alpalhão?

Quais os pontos de interesse definidos pela Geopark para a nossa terra?

Pois é, desde de 2006 que ouvimos falar do Geopark, desde de 2006 que não podemos construir ali, cultivar ali ou ir por ali, porque a área pertence ao geopark.
Ainda não percebemos qual a vantagem de estarmos inseridos neste projecto, mas há uma coisa que já percebemos, o Geopark serve muitas vezes para muitas desculpas por parte da Câmara e das Juntas e é também um sugador de dinheiros públicos.

Já pensaram na quantidade de meios e recursos que foram gastos nestes últimos 3 anos?

Em Alpalhão faz parte do Geopark o terreno onde encontramos "O Focinho de Porco" e os "Cinco Dedos", já alguém de fora vos pediu indicações para encontrar estas obras da natureza?

Ao que parece este é um projecto que não atrai muitos turistas ao nosso Concelho, talvez a Eng. Gabriela se devesse preocupar mais em atrair empresas de forma a fixar por cá os nossos filhos. Sabemos que a Câmara gasta dinheiro, que as Juntas gastam dinheiro mas, não sabemos bem em quê. Pois, se nós por cá não sabemos o que é o Geopark, como é que podemos atrair os de fora por este motivo. Talvez fosse melhor apostar na qualificação da Cacholeira, da Farinheira, do Chouriço, dos Bolos de Azeite, das Mijoninhas e das Boleimas, pois há muito turista que viaja pelos bons prazeres da boca.



Pergunto, o que vão as pessoas fazer ao Arneiro para além de comer a Sopa de Peixe, quando é que vai tanta gente de fora a Tolosa sem ser na Feira do Queijo e quando é que vai tanta gente de fora a Alpalhão sem ser na Feira dos Enchidos?

11 comentários:

Anônimo disse...

GEO K???
Ninguem explica nada e depois kerem k se adivinhe o k sao estas palavras estranhas?!?!?!?!?!

Façam mas e o k faz ca falta e deixem-se de tretas.

andre v. disse...

gostava de saber se nao pode haver reacções negativas aos post's. os post's só podem ser uteis, interessantes ou divertidos?é sempre bom perguntar se algo "é bom" ou "é bom"...

Maria Verdades disse...

O coreto agradece o seu contributo, é de pessoas assim que fazem este blog.O coreto já está a trabalhar para resolver esta situação.

Mais uma vez, obrigada e contribua mais vezes!

A sua visita é sempre bem vinda!

MAria Verdades

Anônimo disse...

tens toda a razao meu caro andre v.!
mas ate agora tenho gostado do que o "coreto" diz! eheheh

Anônimo disse...

Cabe à escola a divulgação (muito interessante)do nosso património humano, natural e ambiental.Só através da educação das mentalidaes se consiguirá, ainda que a longo prazo,obter resultados e mais respeito pelo que é nosso ou como se diz agora (modernices)operar um desenvolvimento sustentado.È verdade que a ecola local muito tem contribuindo com acções desta natureza,continuem pois estão no bom caminho.
A JUNTA DE FREGUESIA também poderia dar o seu contributo.Faço uma sugestão:que tal um Protocolo com O INatEL?Lembrem-se que nA vizinha vila Castelo de Vide existem 2 centros de férias,que estão quase sempre cheios e ávidos por passeios temáticos.ORA TEMOS A cASA muSEU SEMPRE FECHADA, PoRQUE NÃO ESCAMCARAR-LHE AS ?Visitas às salsicharias,o roteiro das nossas esculturas ETc,Etc.

Anônimo disse...

Ea bom que o Presindente da Junta viesse ler o blog sempre aprendia alguma coisa, pois não basta limpar as ruas.

Estou de olha em vocês.

Anônimo disse...

O homem sabe lá usar a internet!!!

Anônimo disse...

A Jakina apçarra num dexa o home andar metide nessas poucas vegonhas,enalé.

Anônimo disse...

axo k alguem devia ensinar o home a mexer na na intermet pa ver se ele nan mete as maos onde n deve

Anônimo disse...

mas afinal pa que serve este geopark? a presidente gabi podia vir dizer ao povo nem que seja preciso fzer um boneco num papel...

Anônimo disse...

kem diz um boneko num papel diz uma boneka komo a k ta nas termas. hhihihihihihihih