12 novembro 2009

LIAAL

No passado sábado pelas 17h30 a Liga dos Amigos de Alpalhão promoveu uma palestra sobre o Santo Condestável na Tapada das Safra.


Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável, São Nuno de Santa Maria, ou simplesmente Nun'Álvares (Paço do Bonjardim ou Flor da Rosa, 24 de Junho de 1360 – Lisboa, 1 de Novembro de 1431) foi um nobre e guerreiro português do século XIV que desempenhou um papel fundamental na crise de 1383-1385, onde Portugal jogou a sua independência contra Castela. Nuno Álvares Pereira foi também Condestável de Portugal, Mordomo-mor da Corte, 2.º conde de Arraiolos, 7.º conde de Barcelos e 3.º conde de Ourém.


Camões, em sentido literal ou alegórico, explícito ou implícito, faz referência ao Condestável nada menos que 14 vezes em «Os Lusíadas», chamando-lhe o "forte Nuno" e logo no primeiro canto (12ª estrofe) é evocada a figura de São Nuno, ao dizer "por estes vos darei um Nuno fero, que fez ao Rei e ao Reino um tal serviço".

Uma escultura sua encontra-se no Arco da Rua Augusta, na Praça do Comércio, em Lisboa e no castelo de Ourém. Tem também uma estátua em Flor da Rosa, um dos dois locais apontados como sua terra natal.

São Nuno foi canonizado pelo Papa Bento XVI em 26 de abril de 2009.



A Mui Nobre LIAAL reuniu a sua "corte" para dar a conhecer a ALpalhão o Mui Nobre Santo Condestável, numa iniciativa cultural destinada não a todos mas só àqueles que são dotados de uma enorme capacidade intelectual,como vai sendo hábito deste grupo de amigos. NA sala contavam-se pelos dedos dos pés os que habitam a nossa terra.
Esta foi a iniciativa de 2009 feita pela LIAAL, qual será a iniciativa destes Reais amigos de Alpalhão para 2010!?


32 comentários:

Anônimo disse...

Só sabem é vir mostrar o mercedez e os Bmw's novos.
Se não são de cá voltem para Lisboa e metam a Monarquia no C*!

Anônimo disse...

A LIAL serve para quê?Ainda não vi essa associação fazer nada de proveitoso pela nossa terra.A ideia é boa mas deixem-se de utopias e deixem o santinho lá pra os do Crato!
Saudações.
Bicoito de Azeite.

Anônimo disse...

Não dei por nada.Gostava de saber como se faz a divulgação das actividades da Lial ou será que são só para um grupo restito de iluminados que se realizam?
Parab´ns pelo Blog, gosto de ver a minha terra a despertar.

Anônimo disse...

vê-se logo que a liaal é só para uma cambada de cagões de lisboa, e que como lá ninguém lhes liga vêm cá para parecerem perus em dias de natal!

A liaal não promove Alpalhao, a liaal não é amiga de Alpalhão!

Se alguém tiver um pouco de tempo veja quem faz parte da liaal, e veja quem realmente cá resida ou que contribua para alpalhão!

Ao menos os emigrantes quando cá vêm, vêm por saudades e não por gabarolice!

Fim a M**** da Liaal!!

Anônimo disse...

Jà é tempo de alguem da LIAl aqui vir fazer algum comentário até mais que não fosse para entendermos o porquê de tão patética palestra.

Anônimo disse...

Esses senhores da LIAL deviam era ter vergonha no focinho.Senão vejamos,em nada contribuiram para o desenvolvimento da terra pois foram para Lisboa e em nada contribuem pois trata-se da burguesia alpalhoeira falida,que só cá vem mostrar-se com uns tios e umas tias nos seus lindos popós e para encherem a barriguinha com a nossa bela gastronomia.

Anônimo disse...

...e quando vêm só fazem m****.

Anônimo disse...

Por isso ficarm tão caladinhos?Aqui há gato.

Anônimo disse...

Aquela palestra foi realmente organizada pela "Cultura Alentejo"(Direcção Regional de Cultura do Alentejo), por meio da direcção do Mosteiro de Santa Maria de Flôr da Rosa, a LIAAL o que fez, foi dar "a cara", de forma elitista, quando na verdade foi tudo obra e arte de outros...

Anônimo disse...

talvez seja bem melhor virem mostrar os mercedes *******

Anônimo disse...

Qual será o proximo"invento" da LIAL?
Senhor presidente da liga veja se não se esquece do povo e não renegue a suas origens alpaloeiras.

Anônimo disse...

À consideração do senhor presidente da LIAL:
Promova a criação de um festival de folclore com o apoio das entidades competentes. Seria um sucesso.Veja o que acontece nas terras vizinhas.
Queremos um ALPALHÂO VIVO!

Anônimo disse...

.... e nunca mais vimos por aqui os mercedes parados...
pro ano ha mais liaal

Arquimino Rosa -«estrangeiro» disse...

Com vossa licença ! Não sou de Alpalhão, mas há muito que a frequento. Acho que por várias paixões. Lendo o que li :« NA sala contavam-se pelos dedos dos pés os que habitam a nossa terra.» depreendo que quem dá a notícia também lá estava. Eu também fui convidado, mas ... não fui. Simples ! Faço muito humildemente uma das páginas na net que mostra um pouco de Alpalhão vista por mim. Não faço parte da LIAAL, porque nunca quis. Não por falta de convites. Sou um dos de fora. Mas...perante os comentários que aqui leio...receio bem, poder vir a ser um «maldito». Afinal serei sempre «um de fora». Um amigo de Alpalhão, quando eu fazia fotografias, há uns anos, fez questão em me o lembrar. Com comentários mais acicatados do que bem humurados, penso que também não se vai a lado nenhum. Digo eu! Mas eu...sou de fora. Que me perdoem os que me recebem todos os fins de semana em ter a leviandade em opinar sobre este assunto. Arquimino Rosa - www.hi5.com/friend/126107625--ALPALHAO--Profile-html

mijoninha disse...

Sr. Arquimino, sendo de fora é bem mais de "cá dentro" do que muitos que por aqui escrevem sem acrescentarem nada de inovador ou que tente resolver os problemas ou situações que a nossa terra vive, por isso, continue a fotografar o que Alpalhão tem de melhor, e a opinar sobre todos os assuntos que aqui são abordados porque pelo menos para mim, é um estrangeiro para quem a sua opinião muito conta.
Na sua página Alpalhão vale mais que mil palavras, e só isso diz tudo.

love u disse...

de fora, de dentro, mas que conversa é esta?! isto não é o blog do PS e que se saiba a Idalina não escreve aqui.
Porra, o que interessa a naturalidade? Parece que têm fantasmas na cabeça!

cacholera disse...

mijoninha cheira-me a conversa de politico...

Anônimo disse...

politico mas pouco. ha bem melhores por ca.

sarrabulho disse...

oh mijoninha!
esse discurso nao ta muito bem escrito.. tem uma serie de erros na sintaxe e na semantica que trocam o sentido que querias dar ao teu comentario.
ora tenta la ver o que escreveste e depois diz alguma coisa.

mijoninha disse...

oh sarrabulho!
por acaso escrevi assim de propósito, e acho muito bem que entendes o que lá está escrito.
se não entendes, consulta a página do Sr. Arquimino no hi5 e poderás ver as fotos da nossa terra (isso se és de cá?), e verás que entendes perfeitamente o que quero dizer.

love u
não sabia que no blog do PS havia destas conversas "de fora e de dentro", deve ser para se irem entretendo, uma vez que não fazem nada de jeito.

cacholera
deixa a política para os políticos, pois só eles sabem o que isso é (não me incluo nesta classe), a política é podre, não interessa a ninguém, interessa isso sim fazer o que está certo.

anonimo
quais são os melhores políticos da nossa terra?
quem gostavas que estivesse a comandar o destino de Alpalhão nestes próximos anos?
era porreiro votar-mos para arranjar-mos uma lista daqui a 4 anos.
Cumprimentos a todos.

Anônimo disse...

Ó ARQUIMINIO TIRA FOYOS MAS FICA CALADO.NAS FOTOS ´QUE ÉS MUITO BOM.

mijoninha disse...

anónimo
estás enganado pá, não é o Sr Arquimino que te responde, pois ele quando expôs a sua opinião identificou-se, portanto penso que o faria de novo, vai dando palpites, continuo à espera da lista para as eleiçôes.
deixa o Sr. Arquimino fotografar à vontade, e mostrar o que de melhor tem a nossa terra, naquilo que só quem nasce com jeito para a fotografia (eu digo já que não sou um destes, e tu?) consegue mostrar.

antidiotas disse...

sr arquiminio, eu cá não sei o que vai o sr fazer para a liaal.

se não tem nenhum mercedez nem nenhum bmw, o que é que vem cá mostrar?

vem para cá fazer uma actividade no ano e que nem tem nada a haver com alpalhao.tire as suas fotografias e não seja cagão como o inergumes da liaal, que de amigos de alpalhao têm muito pouco.

a não ser que se queira aproveitar da liaal para mostrar as suas fotografias, mas já sabe que o povo não gosta de doutorzinhos muitas vezes sem canudo a rebaixar os outros.

Anônimo disse...

qualquer exposiçao feita em alpalhao tem que passar pela aprovaçao da maria jose e da assunçao

Anônimo disse...

nhalé...

Largo do Torrero disse...

Boa essa ideia da exposição...essas duas que se f****.

Arquimino Rosa - disse...

Senhor... ? Senhora ...? Antidiotas ???
No mínimo lamentável, injurioso, difamatório, provocatório (e ficamos por aqui... neste blog) O meu Cliozito incomoda-o ? Há 34 anos que vou a Alpalhão.Incomodo-o ? Ou o e-mail que recebeu directo incomodou-o(a) ?
Acha-me a mais na sua terra ? Já agora, tem nome ?
Arquimino Rosa

antidiotas disse...

peço desculpa mas, sr. arquiminio, de que e-mail esta a falar???

e ja agora, nada nem niguem esta a mais na nossa terra e sim tenho nome: antidiotas!

barbelas queres tu, mas é nas nalgas disse...

assinas no bi como antidiotas?

vê-s mm q és um imbecíl da sociedade

Anônimo disse...

Toda a vida houve blogs em Alpalhão.São as velhas a caminho da praça,o blogue do 1º café no Fatã,no Papagaio.Na tasca do Leonildes há 2 ou 3,e na Devesa?seguramente 5 ou 6.Até controlam quem passa os sinais vermelhos... Também sempre houve diferenças de classes.Acabou o Clube e a socidade dos trabalhadores rurais,mas as pessoas continuam a juntar-se consoante os seus gostos ou interesses pessoais-Uns gostam de bola outros da cultura,de bicicletas,de caça, de contradanças e também os que se divertem a dizer mal de tudo e todos. A diferença é que estes blogs são escritos e anónimos... Valem o que valem...Mas podem ser muito interessantes se servirem para discutir assuntos com verdadeiro interesse para Alpalhão como por exemplo fazer a festa de homenagem que o prof Moura

Anônimo disse...

atribuindo-lhe também nome de rua ou praça.Existem outros que tambem merecem ser perpetuados na memoria de Alpalhão.
Também achei magnifica a ideia do GEOPARK.Poderia ser posta em prática.
Concluindo,para uma terra tão despovoada e com fracos recursos é muito bem-vindo,o Arquiminio que apesar de não ser de Raça PURA(nascido,criado e residente em Alpalhão)-é um Homem BOM,e que já fez mais pela terra do que aqueles que apenas insultam

Anônimo disse...

Muito bem.apoiado