12 janeiro 2010

As nossas pedreiras

fotografia retirada de http://www.cm-nisa.pt/

As pedreiras de Alpalhão são desde 1974, a maior empresa da nossa freguesia, na extração e transformação da pedra, trabalham várias gerações de alpalhoeiros que, através da sua dedicação, tornaram a Granitos de Maceira e a Singranova em empresas de referência mundial e colocaram nos 4cantos do mundo, um pouco deste nosso Granito Azul.

Estas duas empresas, foram também atingidas pela chegada da crise, que fez tremer as familias que ali tinham o seu ganha pão.
O Coreto, que se sente orgulhosamente rodeado de granito de Alpalhão, está preocupado e solidário com todos os que foram atingidos por esta situação e por até aqui nada ter sido feito pela Presidente Gabriela para ajudar os trabalhadores.

Porque será que o pelouro da Acção Social da CM-Nisa ainda fez nada?
O que pensa fazer a CM-Nisa para evitar mais despedimentos?

E a nossa Junta?
Será que o Presidente Moisés já pensou como pode ajudar estas familias?
Será que o Presidente Moisés acha que as pedreiras são de Nisa, como diz a Presidente Gabriela?

Alguém imagina no que se tornou a vida dos nossos vizinhos e amigos que ficaram sem emprego?

Sr. Moisés, em vez de andar a "matar" as nossas árvores, pense numa forma de não deixar "morrer" estas "nossas" empresas! Foi também para isto que foi eleito!

43 comentários:

Do Stº Antonio à Estrda de Nisa disse...

PORRA MARIA QUE TU SABES TUDO

Anônimo disse...

coitade do joan moisés, inda agora la chegou e do pouke que fez só saie asnera.
a antiga junta viroe as costeis a este problema tamen e a gabrielei tamen ten que ajudá as pedreras do maride delei.

triste disse...

Um presidente nunca deveria ser eleito pela sua cor politica, mas sim pelas suas capacidades e eu como alpaloense não me identifco com este sr., não lhe reconheço qualquer tipo de competência para ocupar este cargo.Ponho a mão no fogo como ele nem sabe fazer um discurso sem estar a ler de um papel, quanto mais a ter ideias para resolver/minimizar este de tipo de problemas.

Carrera disse...

ja tou arrependide de ter votade no ps, nan veje com bons olhes o future nas mans do nosse presedente. ele parece um capataz sempre atráz dos homes e das melhés da junta. ate parece que ele tamén é o home da casa dele! quande a jakina lhe tlefoneie ele mete o rabinhe entre as perneies e vá logue a corrê pa casa.

inda noutre dia o ouvi dizê cas pedreras nan san um problema dele. e o antone midons à pecade la no carrilhe tamen tava a dezê que era muite complicade e que nan mercia a pena prederse muite tempe com esta converseie.

Paris de França disse...

O PS NUNCA MAIS GANHA CÁ. TA VISTO QUE ESTES ESQUERDISTAS SÓ SERVEM PARA ATRASAR A NOSSA TERRA. NÃO FAZEM NADA E VIRÃO AS COSTAS A QUEM QUER FAZER BEM.

ALPALHÃO VOTOU AGORA AGUENTEM-SE. O BAIÃO NÃO ERA MELHOR MAS PELOS VISTOS TAMBÉM NÃO ERA PIOR.

Zaratrusta Bandarra disse...

Ainda estão para nascer os melhores Presidentes da Junta para Alpalhão. Ainda hão-de e satisfazer toda a gente e voltar ao comando da freguesia os Comendadores António e Fernão da Silva, pai e filho respectivamente, que irão zelar pela nossa vila como o fizeram no passado. E os alpalhoeiros politiqueiros mais impacientes e sempre com soluções na ponta da língua terão logo de imediato os seus problemas resolvidos. (estão abertas as opiniões mais letradas)
Palavras de Zaratrusta Bandarra

POR ALPALHãO disse...

Assim se vê quem se preocupa com Alpalhão!
Ontem para comentar sobre uma placa eram mais que muitos, hoje para falar do assunto sério como a falta de emprego ninguém tem uma opinião.

Zaratrusta Bandarra só lhe falta pedir que o Salazar volte!Se nós elegemos um Presidente que nos represente a nível local ele tem é que começar a pensar em problemas graves e as eleições já foram a algum tempo, ou ele não fez um "folhetinho" com promessas para Alpalhão!?

Temos que nos unir e ajudar os nossos, o arranjo de uma placa, de uma estrada é tão importante como manter postos de trabalho.

Se o Sr. Presidente não tem tomates para assumir estas responsabilidades que dê o lugar a outro, niguém o vai julgar, cada faz o que pode.

Acho que o que se passa aqui é mais uma questão de cor política, CDU-PS...

Anônimo disse...

Caso não tenham conhecimento a junta não é a entidade patronal dos trabalhadores das pedreiras.

Como tal, acho que cabe aos respectivos donos e responsáveis resolver esta situação.

Existem coisas que a junta pode e deve tentar melhorar, mas também não somos nenhuns burros, para perceber que "cada coisa ao seu dono".

Não podemos passar o tempo a cuspir para o ar e a atribuir as culpas a quem não é responsável (como neste caso)

Aborrecido com a actual gestão da junta de Alpalhão disse...

As pedreiras são a maior riqueza do concelho e sou de opnião que toda a populaçaõ deveria fazer sobre as mesmas uma abordagem consciente.Não é um assunto que possa ser abordadado de ânimo leve e não reconheço no autarca local (PJ) competências para o fazer.
O sr Moisés quando se candidatou à junta deveria ter ponderado e reflectido muito bem sobre tal decisão.
Actualmente a juntas necessitam de uma boa gestão ou que pelo menos que faça uma gestão concertada ouvindo sempre os seu parceiros.
O trabalho que vejo realizar é obsoleto e não é pr´prio do seculo 21.
Por vezes temos que ter humildade e aprender com aqueles que, ou porque têm mais conhecimentos ou experiência autárquica podem auxiliar nestas tarefas,mas nem humildade o Sr Moisés revela e depois é só assitir as disparates.
Porque a questão das árvores,do tapume da janela da junta,a qualidade da água ou até a questão da placa entre outras já aqui equacionadas são questões pertinentes e indicadoras do bem estar das população da freguesia ou seja o bem comum.
os presidentes da junta hoje têm que ser pessoas instruidas, com poder de argumentação e que acima de tudo honrem os cargos para que forem eleitos.

Anônimo disse...

E a presidente da camara porque não diz nada,HEIM???

Zorba disse...

Esta "história" faz-me lembrar a historia dos bancos. Os gestores gastam o que têm e o que não têm, gastam em tudo menos na expansão da empresa, e numa forma de se tornar auto suficiente. Depois quem paga? O Zé Povinho, está bom de ver, indirectamente, mas paga, seja a Junta a ajudar, seja a Câmara, vai sempre dar ao mesmo. Crise!!!!!! Metem-se lá alguém que se interessa-se pelo desenvolvimento da extração e transformação e provavelmente a "história" seria outra...

Anônimo disse...

Ó maria era bom que sic,tvi e rtp viessem cá para verem e mostrarem ao país a crise que vai entre os nossos concidadãos,estas situações também deviam ser denunciadas publicamente, porque estamos aqui neste fim do mundo.Maria tu és a nossa voz!

cuco da ribeira disse...

O sr presidente da junta que peça ajuda ao governo central,pois ele foi um forte apoiante do sr engº sócrates.Mexa os t******,sr Moisés e faça alguma coisa por Alpalhão!

Trbalhador das pedreiras disse...

Amigo Moisés,olha que Alpalhão não é Africa e eu votei em ti!Desenraste pá !Ainda te lembras do que me disseste na DEvesa?Então cumpre e respeita todos os que votram em ti,porque só vejo m****!

Anônimo disse...

Será que o nosso presidente da junta ou a presidente da câmara lêm os blogs sobre as terras deles?

Se calhar até não... Porque não enviar uma carta dirigida a cada um a relembrar a situação destes homens???

Assim, talvez já não tenham desculpa a disser que não foram devidamente informados.

Anônimo disse...

O nosso presidente é uma pessoa muito válida para o cargo, aquelas árvores tinham necessidade de levar um corte e a placa está muito bem.Eu consgo ler na prefeição, se vosses não conseguem que usem óculos.
O presidente também arranjou a fonte que estáva á muito tempo ao abandono e tem andado a limpar a praça.
o que queriam vosses mais?


a questão das pedreiras é da competencia da camara e não da junta.

alredores disse...

Então onde anda o migas gatas que dizia que aqui só se falava de placas e que isso não era importante e não sei mais o quê!?
Então hj não arranja um tempinho pa vir mostrar a sua sabedoria?

pedragulho disse...

O moisés anda a fazer um bom trabalho?As pedreiras são só da competência da camâra?Que eu saiba elas estão em Alpalhão!

Pode ser que quando aquilo feche de vez, que a gabi e o moisés tenham postos de trabalho na camara para receber esta gente toda, ou isso, também não é da competência deles????

manecas disse...

Sr Moisés, Alpalhão convida-o a vir aqui fazer alguns esclarecimento?

Não mexer na internet?peça a alguém que escreva por si.

Não tenha vergonha!

Zorba disse...

Desde quando as pedreiras são da competência da câmara??????????

São da competência de quem as gere, penso eu de que!!!!!!!!

lebasi disse...

Pois claro Zorba...apoiado.

Anda aqui muita gente sem dinheiro e agora querem que a junta resolva os problemas que deveriam ser eles a resolver com o seu patrão.

Anônimo disse...

Pela lógica desta gente, agora quando o meu patrão, o da minha esposa e dos meus filhos não nos pagar já sei a quem pedir contas.

Vou à junta pedir ao presidente, não é?
Pois, porque eu também trabalho em Alpalhão, e logo isso é da responsabilidade da junta ou da câmara??? Não é ????

cházinho de camomila disse...

É assim que o povo de Alpalhão pensa e vive, na ignorância.
O que lhes interessa é ganhar dinheiro, porque mostrar trabalho tá bem tá.

Se dantes a mulheres não podiam votar, hoje que não devia votar era esta cambada e iletrados com o 12ºano tirado devido às novas oportunidades.

É claro que este assunto é da competência e do interesse da câmara e da junta.As pessoas que elegemos estão cá para defender os nossos interesses, eles não estão cá para pagar ordenados quando isso compete à empresa em questão. Mas, a câmra e a junta tem que pedir justificações aos donos, e têm que lutar pela permanência destas empresas no nosso concelho e distrito.É também da competência destas identidades arranjar soluções/regalias para estas empresas poderem ficar cá.

Lebasi ou Isabel, espero bem que o seu posto de trabalho ou seu ganha pão não dependa do ordenado dos que ali trabalham.Porque, se tiver uma loja as pessoas deixam de comprar ou então levam fiado, e depois? Também tem que fechar a sua casa e depois vai dizer de peito cheio que a culpa é da junta!!??
(foi só um exemplo)

O fecho desta e de outras empresas, vai criar uma bola de neve sem fim, de desemprego, fome, abandono e desertificação da nossa terra.

Minhas gentes, comecem a rezar e muito para que estas empresas não encerrem, porque são os nossos pais de família, os nossos filhos e as nossas futuras gerações que estão em causa.

É assim tão dificil de entender?
Sr. Moisés qual afinal, o seu dever com o Alpalhão?

Eu cá gostava de saber!

Prometeu, prometeu, mas não o vemos a fazer nada!

Zorba disse...

Se fosse só o presidente que não faz nada!!!!!!!!!!

E os outros??????????

Á relativamente pouco tempo ouvi falar de um episódio muito engraçado, que se passou entre o presidente e duas "trabalhadoras", pode não ser verdade, mas que anda lá perto, isso anda...

Anônimo disse...

Conta lá o episódio ó zorba, ficámos curiosos.

Indignado disse...

No resto do país e nas regiões em que a crise se instalou os autarcas aprecem nos meios de comunicação em defesa dos seus trabalhadores, só em Alpalhão é que todos se demitem...

Anônimo disse...

Maria em boa hora apareceste!
ACORDÀMOS!!!

Mau tempo em Alpalhão disse...

Como é que a gente da minha terra lá voltou a por Mindões na junta depois de ter dado provas que não prestava para nada.Estavam a dormir ou quê?Agora só nos resta aguentar!

Anônimo disse...

Ó zorba conta lá!Secalhar outra cena identica á do lar...

lebasi disse...

hoje que não devia votar era esta cambada e iletrados com o 12ºano tirado devido às novas oportunidades.

caro chá de camomila ai pode culpar o eng. sócras, os que assim o tiram só fazem é bem...

não é só de doutores que se rege o mundo...os iletrados por vezes tem mais peso do desenvolvimento do mundo que os letrados

Anônimo disse...

Até concordo ctg ó lebasi, td as pessoas com ou sem curso sao competentes, menoso nosso presidente.

mas um homem, que não sabe falar, não sabe expor problemas e não sabe exercer as suas funções, não tem qualquer tipo de direito de estar a onde esta.

caso de politica disse...

Alguem disse em cima que o problema não é da competência da nossa Junta nem da nossa Camara mas sim dos patrões. Ora vejamos:

- se não há trabalho não ha dinheiro.
- se não ha dinheiro não há vicios
- se não ha vicios, os cafes, bares, sociedades... fecham pois ficam sem clientes
- se tudo fecha, ha mais desemprego
- se as empresas fecham a camara recebe menos dos impostos que estas pagam
- quem esta desempregado não paga IRS, logo a camara não recebe uma parte deste imposto

- se a Camara não recebe dinheiro:
não se faz obra
não se fazem festas
diminui o emprego
diminui a população
não alimenta as pequenas empresas, com as suas encomendas
há mais desemprego
NÃO ENVIA DINHEIRO PARA AS JUNTAS

E a junta sem dinheiro o q faz???

ainda continuam a achar que isto é um problema só dos patrões??
eu acho que não!

Portanto não sacudam a água de cima do capote do Sr. João Moisés, do PS, da Engenheira Gabriela Tsukamoto e da CDU.

ESTE É UM PROBLEMA QUE NOS AFETA A TODOS!

Anônimo disse...

APOIADISSIMO!

Anônimo disse...

Muito bem!Fe-se luz em Alpalhão!
Corroboro plenamente com o penultimo e com outros comentários aqui postados na mesma linha de pensamento !

Ribeira do Figueiró disse...

APOIADO!
Dálhes mais geito dizer que não tem responsabilidades no assunto?Pois estão redondamente enganados.O bem estar de uma população depende de quem detem o poder.Ou o presidente da junta é algum bibelot,que só serve para nos representar nas festas?

Anônimo disse...

EU NÃO "VENDO" FIADO A NINGUÉM!

plos trabalhadores das pedreiras disse...

oh anonio, se os trabalhadores das pedreiras nao tiverem dinheiro, como queres que te paguem? a junta tem de fazer alguma coisa. o moisés tem de se mexer senão qualquer dia nao ha trabalhadores das pedras.

Anônimo disse...

ê cá nan vejo a junta a mexer uma palha para iste. nem o moisés nem o midons tem vontade pa se mexer. ambos ja mostraren o k valem. axo se devian demitir os 2.

Zorba disse...

Como as pessoas gostam muito de trabalhar e estão sempre a queixar-se que não há, aqui vai a tal "história" que ouvi, não sei é se é verdade ou não, mas a ser é muito grave.

Andavam duas pessoas na limpeza das ruas da nossa aldeia quando resolveram parar para por a conversa em dia, o nosso presidente chama a atenção dessas pessoas, pk não era a melhor altura para falar e pk as pessoas podiam falar e o que essas pessoas resolvem fazer, vão ao ´centro de saúde e pedem um atestado para ficarem dispensadas do serviço. Pior, estão inscritas no centro de emprego, isto tudo que aqui conto a ser verdade é muito grave. Não sei se é tudo verdade, mas´.......

Anônimo disse...

o home é parve!

Anonimo disse...

É pena que muitas pessoas em Alpalhão não tenham noção daquilo que são as nossas pedreiras. caso muitos não se apercebam estamos perante uma empresa grande e que, por coincidência natural do solo,tem uma filial em alpalhão.É a maior empregadora do concelho e uma das maiores do distrito. o pais atravessa uma situação de crise que está a ter reprecussoes enormes e inimaginaveis. Basta ler os jornais e ver a tv para nos deparamos com este estado de coisas.
Muito me espanta que os tão sábios que aqui escrevem não tenham conhecimento que a junta pouco ou mesmo nada pode fazer quanto a esta situação.
A pedreira encontra-se em lei off, isto é,diz respeito a um período de inactividade temporário. Quando uma empresa, em dificuldades, requer a utilização do lei off - prevista na lei -, a actividade laboral é suspensa ou reduzida. O trabalhador passa a receber apenas dois terços do salário mínimo, assegurado em 70% pela Segurança Social, e pela entidade patronal, responsável pelo pagamento do valor restante.Findo o prazo da lei off o que a empresa pode fazer é declarar-se insolvente, ou para o senso comum, falido.
Nesta situação e tendo em conta o volume de negocio da empresa só o estado pode fazer alguma coisa para assegurar os postos de trabalho e tentar ajudar a empresa a sair desta situação.
A câmara podia ajudar mas os trabalhadores são muitos e não ia resolver tudo.
A junta de Alpalhão não tem trabalho para dar. apenas pode garantir o pagamento aos funcionários da junta.Todos os restantes cargos de funcionários públicos em Alpalhão são efectuados através dos concursos públicos que são abertos e dirigidos pela câmara, que já sabe quem lá coloca no lugar antes mesmo de sair o concurso para a rua e, é a câmara que paga os poucos ordenados públicos que existem em Alpalhão.
o que querem que a junta faça? Que invente trabalho?fazer melhoramentos nas ruas?sim pode ser mesmo necessário, mas agora pergunto com que dinheiro?se assistirem as reuniões de assembleia na junta percebem que a junta não tem euros, não consegue fazer obras sem o apoio da câmara.A única coisa que podemos pedir a junta é que faça pressão na câmara para que mais benfeitoras sejam feitas em Alpalhão.Nas escolas as funcionarias que não estão efectivo são pagas pela câmara e a junta não pode alterar, o novo espaço que esta a ser construído junto a escola penso que se chama centro de arte e cultura vai ser propriedade da câmara, logo ai a junta também não pode nem fazer concurso, nem ter opinião quanto a matéria de recrutamento de pessoal para trabalhar.Caso muitas pessoas não saibam a junta não têm bens imóveis,a excepção da praça de touros, nem o próprio edifico da junta é de Alpalhão.É tudo de Nisa.Nós na realidade não temos nada e vivemos a sombra da Câmara há muitos anos. Apenas se assina um protocolo entre câmara e junta todos os anos onde o presidente se responsabiliza pelos espaços e pode autorizar actividades que ai desejem realizar mas é apenas uma cedência, uma transferência de poderes que a câmara faz a junta. Pense que sem a câmara a apoiar nunca podemos ter nada. Porque só culpam o presidente da junta????? Nenhum de nos sem dinheiro e sem poderes nas nossas estruturas nada se pode fazer e não conseguíamos fazer melhor.
Acho que vale a pena pensarem nisto antes de acusarem tudo e todos.

Anônimo disse...

Está a sacudir a àgua do capote sr presidente?Então faça lá essa tal forcinha junto da presidenta.

Anonimo disse...

Não, não sou o sr presidente. Sou apenas uma munícipe que preocupada com o pouco desenvolvimento de Alpalhão nos últimos anos e daí que antes de falar mal de alguém ou passar atestados de incompetência ao presidente procuro interiar-me verdadeiramente das questões.
A nossa terra seria muito mais evoluída se todos agissem desta forma...