16 fevereiro 2010

Em redor do Adro...

...Quem ainda não reparou nos carros abandonados em volta do Adro da Igreja?



Todos os dias por ali passamos e todos vemos os mesmos carros há meses ali estacionados, sem que seja chamada a atenção por parte GNR e da Junta aos proprietários.

É uma situação vergonhosa, não só por estarem a ocupar lugares de estacionamentos mas, também pelo impacto visual e ambiental que têm, estes veículos estão cada vez mais degradados e são um chamariz para animais vadios, não falando das ervas daninhas que debaixo deles nascem.

O Coreto, não quer que as nossas autoridades, percam tempo a ler Decretos-Lei, por isso, aqui ficam algumas "Normas Relativas ao Estacionamentos Abusivo":

DL n.º 57/76, de 22 de Janeiro
(...)
Artigo 1.º

Considera-se estacionamento abusivo:
a) O de veículo estacionado ininterruptamente durante sessenta dias em parque isento de pagamento de qualquer taxa;
b) O de veículo estacionado em parque, quando as taxas correspondentes a quinze dias de utilização não tiverem sido pagas;
c) O que, em local com tempo de estacionamento especialmente limitado, se mantiver por período superior a quarenta e oito horas para além desse limite;
d) O de reboques e semi-reboques e o de veículos publicitários que permaneçam no mesmo local por tempo superior a quarenta e oito horas, salvo se estacionarem em parques a esse fim destinados;
e) O que se verifique por tempo superior a quarenta e oito horas, quando se trate de veículos que apresentem sinais exteriores evidentes de impossibilidade de se deslocarem com segurança pelos seus próprios meios;
f) O que se prolongue por mais de seis dias consecutivos em qualquer local, apresentando o veículo sinais evidentes de abandono.
 Artigo 2.º

1. Sempre que um veículo se encontre estacionado abusivamente, a autoridade competente para fiscalização deve proceder à notificação do respectivo proprietário, para a residência indicada no mesmo veículo, para que o retire do local no prazo máximo de quarenta e oito horas.
2. No caso de o veículo apresentar sinais exteriores evidentes de impossibilidade de deslocação com segurança pelos seus próprios meios, deve ainda na notificação constar que o veículo não pode estacionar na via pública enquanto não for reparado.
3. Se o veículo não tiver a indicação do nome e residência do proprietário nos termos legais, é dispensada a notificação referida nos números anteriores.

(...)
                                                                                     

25 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem Maria, o Moisés só sabe olhar pó que não deve. cortar arvores sabe ele, agora os carros já nao.

mandim prendé todes disse...

A Jaquina dele, nãm dexa tirá os carres, porque ela áxa que o carres sãm patrimone e que fiquim ali mute ben!

Anônimo disse...

h maria andas a tirá direito ou sabes iste das leis decór?
tens toda a razao.

Anônimo disse...

apoiado

Monte do Filipe disse...

Parece que o moisés foi apanhade otravez. Tan nan querin vê quele andou ai a dizê que ja tinha tirade os carres todes que tavin abandonades ca na terra?!
O quéque irá o moisés dizê agora?

Anônimo disse...

txiiii isto ta mau para o presidente da junta...................................................................................................... nem pra arrumar os carros ele serve?

A.J.M.C. disse...

CÁ PARA MIM O MOISES DEVIA DE PÔR O MIDONS A TRABALHAR SENAN ELE GASTA AS CADERAS DO CAFE DO CONPADRE DELE. Ê JÁ TOU ARREMPIDIDE DE TER VOTADE NELE. O HOME SO FAIZ O CA JAQUINA PISSARRA MANDA Ô DEXA.

É O PIÓ PRESIDENTE QUE JA TIVEMES EM ALPALHAN. O PIÓ A SEGUÍ AO HENRIQUES FOLE QUE SO LA TEVE 5DIAS E DESPÔS VOLTOU PA BARBEARIA

ISTE TA INTREGUE À BIXARADA

Anônimo disse...

Mas não foram os Alpalhoenses que votaram no Moisés???

Filipe do Monte disse...

é competência da GNR e da Câmara,e não da Junta, a remoção de veículos que ocupem indevidamente os espaços públicos.
Centrem-se neste aspecto, o abuso cometido por alguns munícipes e critiquem o Moisés quando for de criticar. Assim não. Parece que homem tem que pedir desculpa por existir.

timtim disse...

Nunca vi ninguém da camara em alpalhao, por isso, sendo a junta um orgao representante da autarquia,então é da competência do Moisés!Assim, ele serve para quê?Mandar nas mulheres na limpeza?

Anônimo disse...

"Parece que homem tem que pedir desculpa por existir."

não fazia mais que o seu dever...

pronto, mesmo que seja como este anónimo diz que a junta não tem competência para remover os carros (nem para mais nada mas pronto...) ao menos que se dê ao trabalho de avisar as autoridades competentes...

Anônimo disse...

A desculpa é sempre a mesma, nunca é da competência do Moisés!

CarJaquim disse...

Bom dia!

O primeiro carro fui eu que tirei a chave da porta e fui dar á conceição e isso ja foi a mesmo muito muito tempo prá i a um ou dois anos sem exagero...

Não julguem o homem (moisés) porque se está lá é porque ganhou as eleições e para isso têm que votar nele!

Para a próxima pensem em votar em quem trabalhe realmente...

Anônimo disse...

O que interessa aqui é a remoção dos carros e os seus proprietários notificados devidamente!

Anônimo disse...

bem dizido

Anônimo disse...

Muito bem Maria Verdades, não sei como consegues, mas que reparas em tudo reparas.Só não entendeo se estes carros estão ali há tanto tempo,como é que nem a GNR reparou?

Anônimo disse...

Entao quem é que são os proprietarios dos carros?

Anônimo disse...

O carro branco é de um tendeiro e não ACREDITO QUE O mOISÉS SE META com essa gente e o carro já lá está faz nuito tempo, tavez uns quatro anos e á vista de todos!Uma vergonha...

Anônimo disse...

Bolas o Moisés fartou-se de ler legislação e de dar voitas á vila e vai tantas vezes á missa e não viu isto??

io disse...

E o pior é que isto vem do tempo di Baião que também é beato, mas as palas não deixavam ver nada!

Anônimo disse...

é uma vergonha. este joão moisés parece que não tem olhos na cara.
não sei se ele não vê ou se ele não quer ver.

VAI TRABALHAR MALANDRO. NUNCA FIZESTE NADA

Anônimo disse...

é uma vergonha. este joão moisés parece que não tem olhos na cara.
não sei se ele não vê ou se ele não quer ver.

VAI TRABALHAR MALANDRO. NUNCA FIZESTE NADA

Bolas Sr. Moises disse...

O Ambiente é património de todos e pelo menos o carro que está em frente igreja matriz já devia dali ter sido retirado faz muito tempo.Alpalhão mais parece uma vila do terceiro mundo!

mijoninha disse...

Conheço uma pessoa a quem o Sr.Presidente da Junta mandou retirar o carro do sítio em que este se encontrava e esta pessoa fê-lo.
Então pergunto, afinal ele tem autoridade para o mandar fazer ou não?
Pelos vistos tem, agora é só fazer o mesmo relativamente aos outros proprietários, ou será que tem medo deles, uma vez que sabe de quem se trata?

Anônimo disse...

Estou para ver como o Moisés descalça esta bota. Este assunto já está na internet no portal de nisa.Quero ver...