06 fevereiro 2010

Já que amanhã é domingo, o Coreto espera que o povo note...


...Onde está a Bandeira da República Portuguesa, que deveria aos domingos e feriados, estar, hasteada na Sede da Junta de Freguesia e no edíficio da Guarda Nacional Republicana de Alpalhão?

Sr. Presidente de Junta, existem regras que regem o bom uso da Bandeira Nacional.

O Coreto sabe que tem tido muito trabalho, como ainda não teve tempo de ler todos os Decretos-Lei, para o bom funcionamento da junta, o Coreto deixa-lhe aqui a informação essencial:

Decreto-Lei n.º 150/87, de 30 de Março

A legislação que se refere ao uso da Bandeira Nacional encontra-se dispersa e é incompleta, sendo datada, em alguns casos, do princípio do século.
Constitui excepção a esta situação a regulamentação, completa e actualizada, que contempla o uso da Bandeira Nacional no âmbito militar e marítimo.
Considerando a necessidade de dignificar a Bandeira Nacional como símbolo da Pátria e de avivar o seu culto entre todos os portugueses, importa estabelecer as regras gerais pelas quais se deve reger o seu uso:
Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:
Artigo 1.º
A Bandeira Nacional, como símbolo da Pátria, representa a soberania da Nação e a independência, a unidade e a integridade de Portugal, devendo ser respeitada por todos os cidadãos, sob pena de sujeição à cominação prevista na lei penal.
Artigo 2.º
1 - A Bandeira Nacional será usada, em todo o território nacional, de harmonia com o previsto neste diploma, sem prejuízo do estabelecido na lei quanto ao seu uso no âmbito militar e marítimo.
2 - A Bandeira Nacional, no seu uso, deverá ser apresentada de acordo com o padrão oficial e em bom estado, de modo a ser preservada a dignidade que lhe é devida.
Artigo 3.º
1 - A Bandeira Nacional será hasteada aos domingos e feriados, bem como nos dias em que se realizem cerimónias oficiais ou outros actos ou sessões solenes de carácter público.
2 - A Bandeira Nacional poderá também ser hasteada noutros dias em que tal seja julgado justificado pelo Governo ou, nos respectivos territórios, pelos órgãos de governo próprio das regiões autónomas, bem como pelos governadores civis ou pelos órgãos executivos das autarquias locais e dirigentes de instituições privadas.
3 - Nos edifícios sede dos órgãos de soberania a Bandeira Nacional poderá ser arvorada diariamente, por direito próprio.
Artigo 4.º
1 - A Bandeira Nacional será hasteada em edifícios de carácter civil ou militar, qualificados como monumentos nacionais, e nos demais edifícios públicos ou instalações onde funcionem serviços da administração central, regional e local e da administração das regiões autónomas, bem como nas sedes dos institutos públicos e das empresas públicas.
2 - A Bandeira Nacional poderá também ser hasteada pelos institutos públicos e empresas públicas, fora dos locais da respectiva sede, bem como por instituições privadas ou pessoas singulares, desde que sejam respeitados os procedimentos legais e protocolares em vigor.
Artigo 5.º
1 - Aos domingos e feriados e nos dias em que tal seja determinado pelo Primeiro-Ministro a Bandeira Nacional será hasteada em todo o território nacional, nos termos do artigo anterior.
2 - Fora dos dias referidos no número anterior a Bandeira Nacional será hasteada nos locais de celebração dos respectivos actos.

(...)

                                                                                                www.portugal.gov.pt

32 comentários:

Anônimo disse...

Porra Maria, que não te falha nenhuma!

belém disse...

Excelente reparo, realmente é uma vergonha quando, um presidente nem tem orgulho em erguer a sua bandeira, mas tudo sai a seu dono não é verdade!?

ALPALHÃO NO CORAÇÃO - LEIAM SFF! disse...

Bom dia!

Será que eles têm alguma bandeira?
Espero bem que a resposta seja "Sim".

Há um grande desleixo por parte das autoridades e do governo no âmbito do patriotismo, cada vez mais, cada um olha pa sim mesmo e esquece o valor da nossa pátria, a patria que os nossos "avós" defenderam.

ERGUER UMA BANDEIRA NÃO DEVIA SER OBRIGAÇÃO MAS SIM UM ORGULHO!

Alpalhão no coração!

Anônimo disse...

Ainda há pouco lá passei e a bandeira não estava lá!

eheheeh disse...

E os Moisés, está mesmo, para tirar os t*m*t*s da cama, para ir astear a bandeira, tá bem tá!

Anônimo disse...

A GNR nem tam lá os paus pa por as bandeiras...onde é que a metem,entao?

rui disse...

Mais um pérola do nosso querido Alpalhão!

KONAKRI-6282 disse...

A pedra 2724, a contar do mercado para o lago com repucho, da esquerda para a direita, no sentido horizontal, está suja. Não há cuidado nenhum. Não há ninguém que a limpe. Ao que chegou Alpalhão ? Ah ! E já agora ... está uma cagadela de pássaro no campanário da igreja ! Ao que chegámos ! Também há legislação para isto.

Anônimo disse...

a pecadinhe passê ali na rua k vai do torrere para a juntei e nen a gnr nen a junta tinhan a bandera posta. sará que a gnr tamen nan conhece a lei?
quen vai multar a gnr?
quen vai dizer a esta genta k as leis san pa comprir?

Anônimo disse...

E já agora limpem tambem a m**** que vai na cabeça do konakri, ele não sabe se quer o valor de uma bandeira!Deve ser mais um daqueles chungas que só usa a bandeira no futebol e pendura da janela, não sabe que isso é crime...mas, a culpa não é só dele, é do ensino que temos!

Anônimo disse...

eheheheheh...o Moisés, vai dizer que não tem dinheiro para a bandeira e depois também vai dizer que a bandeira se não está hasteada é porque a culpa não é dele, ele e a família têm sempre uma boa desculpa.

adidas disse...

a culpa não é só do moisés, o velhe baiao tambem nao asteava a bandeira e nem gnr no outro sitio.se não tem bandeira, os chineses tem la a 5€, aquilo lá no alto nem se nota a diferença

Ao que isto Chegou disse...

lei é lei e todos têm que a cumprir.

Anônimo disse...

Hoje dei-me ao trabalho depois de assistir ao desfile de carnaval e pude confirmar que as bandeiras não estavam hasteadas.Nunca tinha reparado.Até parece que estamos em ÁFRICA.Que vergonha senhores.

sic disse...

O desfile de hoje também não prestou para nada, as velhas das contradanças vestidas de supeiras, não vêm que aquilo já não fica bem!?

lupa disse...

Como é que querias que a bandeira hoje já lá tivesse, o moisés não vem a internet e nem deve ter bandeira.isto é uma bandalheira.

Mas maria, tu reparas em todos os promenores.

Voto em ti para presidenta!

ressess-6284 disse...

O Sic ou a Sic deve-se vestir de qualquer coisa fina muito possivelmente. Porque o Entrudo, como se diz em bom português, é mesmo para nos divertirmos e só os Velhos dos Marretas (mas esses eram bonecos feitos para gozar) bem como os Linguarudos dalguns alpalhorentos (para quem nada está bem), porque não têm fibra para serem alpalhoeiros, não se divertem nem deixam divertir: divirta-se minha gente, não seja tristonho, pardacento. Aproveite e vista-se de cabeçudo !

Adufe Al Kamir Mont et Avec disse...

Um pequeno reparo ao/a Sic vestiram-se à sopeiras (vem de sopa, que era o que as antigas empregadas domésticas faziam, serviam a sopa nas casas onde trabalhavam) poderiam ser na verdade super-mulheres, mas não foi isso que lhes deu o nome.
Adufe Al Kamir Mont et Avec

tonhe disse...

Ê cá vome avesti de Mari verdades!

viva ocarnaval em alpalhao disse...

Porra Moisés, nem o Cara*** da bandeira pões.quando é que te demites? cá para mim não tens estandarte para aguentar isto tudo!!

Indignado disse...

Eu tambem não achei gracinha nehuma ás velhas vestidas de sopeiras axam-se muito engraçadas mas não tem gracinha alguma

Ao que isto chegou disse...

Que Vergonha!
Revelam desconhecimento em todas as áreas.
Este foi o melhor post do Coreto e não é má lingua,a isto se chama cidadania.Sabe o que isso é Sr. Moisés?Hum,duvido...

Anônimo disse...

Se não hasteam as bandeiras, o que é que lá estão a fazer os mastros(paus)?...secalhar o Moisés juga que são pra estender a roupa!?

Zorba disse...

Muito bem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Então é assim Sr. Presidente, se não podia ir, delegava em alguém, não é?

Como é possivel isto acontecer?????

E a GNR igual!!!!!!!!

Muito mau mesmo......

Anônimo disse...

o que eu sei é que ele quando foi pa junta, alias, ainda nao tinha tomado posse,ja andava la a ler a legislaçao e ja pensava que mandava, agora só faz é asneiras.

Anônimo disse...

Isto vai continuar tudo na mesma,vergonhoso sr. moisés e srs Guardas!

stars disse...

Mereciam a multa, ó Maria, manda aí mail pó sócrates.

cai chuva lá fora disse...

Quanta falta de civismo,meu Deus!

alpha disse...

Civismo é pouco, isto é de quem não tem valores morais e pelo cargo que ocupa!Sr. Moisés, não me costumo meter na vida de ninguém mas, não acha que anda metido demasiado tempo em cafés, a beber o seu copinho, em vez de se preocupar por Alpalhão!?

Não é só a questão da bandeira, já viram o estado das ruas, sujas, com buracos, em quase todas as ruas em que existe um minimercado estão sujas, é também falta de civismo.
O Jardim nem se fala.
Muito há a mudar em Alpalhão mas, o nosso presidente só da apertos de mãos e palmadinhas nas costas!

el vive disse...

Eu sei que isto não tem nada a ver mas,este blog é um máximo, toda a gente o conhece, tenho amigos em frança que o leem diariamente,dizem que não sabiam que havia tanto a dizer sobre alpalhao!

Parabéns a administradora que eu acho que a conheço, realmente isto só podia vir da sua cabeça iluminada.

Se chegares te candidatares a presidenta eu voto em ti girl!

Anônimo disse...

O senhor presidente da Junta parece mais parra que uva.
já sei de casos em que em vez de arranjar aliados para Alpalhão, pela sua atitude de quem não sabe o que faz, só prejudicou a terra junto de quem a a ajuda.
Disseram-me as pessoas, não mandaram dizer, que não estão para aturar o senhor, armado em importante, que nem se dignou receber quem aqui veio tratar de um caso de Alpalhão.
assim não vamos lá, que o homem têm as vistas curtas e falta-lhe nivel para lidar um bocadinho acima das predras da calçada.
Para chegar aos calcanhares do senhor Bagão ou da D. Zézinha tinha de comer muita sopinha e beber muito cházinho e já não tem idade nem tempo para isso.
Junto de algumas instituições, nomeadamente em Portalegre, já está marcado e apontado a dedo como não sabendo desempenhar o papel, isto porque o homem nem será má criatura mal falta-lhe a formação necessário e o savoir faire que marcam a diferente entre quem tem nível e quem não tem, e por azar dele foi logo substituir uma pessoa que se sabia mexer muito bem e arranjava amigos em todos o lado, para além de ser muito conhecida, ao contrário do Moisés, que nem conhece as pessoas de quem eventualmente a Junta precisa (não é bem precisar, mas com quem se deve dar bem porque t~em peso que em qualquer momento joga a favor de Alpalhão) nem colhe simpatia, porque de facto não percebe com os dois olhos abertos o que o baião sabia a dormir.
Por isso um continuará a ter uma rede de instituições e de amigos disponíveis para trabalhar por Alpalhão, e o Moisés já conseguiu deixar alguns indispostos, mas nem ele percebe.
Se querem um conselho, é arranjarem outro e depressa.

michael night disse...

Deves lá crer a zézinha, não?

Quanto te pagou o baião para vires para aqui escrever isso?

O Baião não fez nada por Alpalhão, Alpalhão está na miséria, está ao abandono, graças a esses dois. Só pensaram em proveito próprio e continuam a fazê-lo mas, qualquer dia destes ainda se vai descobrir o que esses dois meteram ao bolso.


Pelo menos o Moisés ainda não empregou lá a familia toda, mas se calhar tambem é só uma questão de tempo e de oportunidade.

Não deitem areia para os olhos dos alpalhoeiros(as) se faz favor!