15 março 2010

Património - Castelo de Alpalhão

Fotografia retirada do site Amigos dos Castelos

Em Alpalhão todos conhecem a Torre do Relógio, antiga Torre do Castelo, é o que resta do nosso Castelo de Alpalhão.

Tendo existido em Alpalhão, um Castelo e havendo estudos nesse sentido, não haveria de ser motivo de orgulho para todos a sua existência? Hoje em dia, fala-se tanto na preservação do património, na importância que este tem na nossa história e que cada vez mais contribui para o desenvolvimento do Turismo, trazendo pessoas e com elas desenvolvimento para a nossa região.

Parece que, para Alpalhão o património não tem importância e como tal, não deve ser conservado.

Podemos aqui ver a Entrada do Castelo:

                                                 
                                            Fotografia retirada do site Alpalhão online

E é assim, que, por cá temos o nosso património, descuidado, não identificado e fechado ao público.


                                  
                                                      Fotografia retirada do Site Amigos dos Castelos


Sr. Presidenten da Junta, tem-se preocupado tanto com a limpeza de Alpalhão, porque não, "lavar a cara" ao nosso património?

Abri-lo ao público,não custa nada criar horários de funcionamento, o Coreto tem a certeza que, muitos alpalhoeiros nunca subiram à Torre do Relógio.

E já agora, não arranja, uma daquelas plaquinhas de fundo preto e letras brancas para colocar em alguns pontos de Alpalhão, a explicar um pouco da nossa história, de alguns espaços,igrejas, monumentos!?

Os turistas agradecem e Alpalhão também!

56 comentários:

Anônimo disse...

É UMA VERGONHA ESTE PRESIDENTE!

fan disse...

sabe ir dizer pó jornal que meteu lá luz, mas nao sabe lá ir acertar o relógio.e ao que parece ng lá pode entrar, pk akilo dá po quintal da galinha.

Anônimo disse...

Atãm e nãm é essei que tem a cháve?

Anônimo disse...

deixem lá o homem em paz, ele ainda nao teve tempo dir tirar os carros, anda entretido com a festa do enchidos.

Anônimo disse...

a jakina já foi comprar taparueres pa congelar o que sobrar do arroz de cachola e do enchides da feira.

Por Alpalhão disse...

Do Castelo resta pouco e o que resta é mal conservado.
O Castelo, o museu, a cadeia, o Calvario, o Pelourinho, o Posto da Policia, o Matadouro...

Património está esquecido há muito em Alpalhão.

O Moisés que anda sempre a lamber as botas aos "SENHORES" da LIAAL, bem que podia pedir uns conselhos.

Filipe do Monte disse...

Vergonha é vir para aqui desancar que nem um doido o presidente da Junta ou outra qualquer entidade, sem apresentar qualquer argumento.
É uma vergonha e pronto, está descarregado o fel.
Sobre este post que considero da maior importância tenho a dizer o seguinte:
Ainda no tempo do prof. Moura como presidente da Junta fiz-lhe ver a necessidade de clarificar e garantir o acesso à torre do relógio sob pena de, não exercendo a Junta o direito de acesso e de visita por parte das pessoas interessadas, esse direito poder vir a ser dificultado no futuro. Nem o prof. Moura, nem o presidente da Junta que lhe seguiu conseguiram que o acesso à torre estivesse permanentemente aberto e passível de ser visitado.
Ali bem perto,a Casa Museu sofre do mesmo mal. Retiraram a chave à esposa do sr. Henrique Fortunato e o número de visitas tornou-se irrisório.
O actual presidente da Junta responde pela gestão do seu executivo e por isso deve providenciar para que ambos os locais permaneçam permanentemente abertos ao público pois constituem uma mais valia turística para Alpalhão.Não pode é ser acusado por aquilo que outros não fizeram em tempo útil.
O património de Alpalhão, a par da sua gastronomia, dos enchidos e dos granitos são as "bandeiras" dessa terra e por isso devem ser preservadas.
Critique-se a Junta, chame-se-lhe a atenção para o que está mal,façam-lhe propostas e apresentem-lhe soluções para melhorar muitos dos aspectos da sua actuação, numa palavra participem,mas não o façam de modo leviano, "descarregando" o busílis e os "maus fígados".
Os eleitos devem ter muitos defeitos, mas terão, de certeza, algumas qualidades e uma delas foi, certamente, o terem dado o nome e a cara por Alpalhão.
É isso que todos os alpalhoenses devem fazer. Ainda ninguém nasceu a saber tudo, o presidente e os outros eleitos estão numa fase de aprendizagem, terão, naturalmente, maior sensibilidade para alguns problemas e situações, em detrimento de outras. É aqui que o blog e quem aqui opina pode ter um papel influente, moderador e activo. Caluniando, entrando pela vida privada e apontando o dedo de qualquer forma e feitio é que não me parece correcto.

Anônimo disse...

Alpalhão não tem pelourinho. Já teve enquanto foi sede de concelho, mas não se conhecem quaisquer vestígios do mesmo.
Os "senhores da LIAAL" apesar de serem aqui tão raivosamente criticados já tiveram algumas iniciativas interessantes em prol do património de Alpalhão.
Mas com tanta crítica e maledicência contra esta associação, quem é que dos seus membros ainda terá algum estímulo e vontade para fazer o que quer que seja por esta terra?
É pena que assim seja...

resposta ao filipe do monte disse...

oh monte do filipe, por pouco quase ue concordava contigo em tudo!
o blog é importante, SIM.
as ideias devem fluir, SIM.
nao devem ser atacados todos de forma leviana, SIM.

mas.. permite-me que te diga que o braço direito do Sr. Moisés, é o Antonio Rovisco, este já foi presidente da junta, há bem pouco tempo, assim não se trata de uma aprendizagem geral. O Sr. Tomé também fez parte da junta de freguesia em portalegre logo tambem nao é tudo novo. Agora só não aprende quem não quer. Será que o Sr. Moisés não quer aprender.. afinal só ele é que não tem e nunca teve experiencia de junta! Todos lhe conhecemos o feitiosinho...

Anônimo disse...

A Liaal não pode justificar a sua falta de criatividade e de actividade simplesmente porque existe um blog em Alpalhão, uma coisa não tem haver com a outra, ou as pessoas agora só têm que dizer bem e aplaudir?

já não se pode discordar da falta de atitude desses pseudo-intelectuais de meia de tigela?

Se eles não são uma associação activa e que funciona em prol de Alpalhão mas, sim em prol do bolso e da barriga deles é favor de não virem para aqui mentir e justificar-se daquilo que não tem justificação possível!

a pois é! disse...

realmente, porque é que a torre da igreja esta fechada e se esta fechada, porque é que as galinhas têm a chave?a chave nao devia de tar na junta, e sempre que suas senhorias precisassem dirigiam-se à junta para a ir buscar?ou temos tratamentos diferenciados?

Anônimo disse...

Marias e Maneles,porque não formam uma associação,já que se preocupam (infelizmente á poucos meses)tanto com Alpalhão ou teêm vergonha de serem criticados.Já agora,porque não fazem uma entrevista com o Sr.Mário Mendes ou Dr.Basso,devem ter uma formação acima da média,já que passaram por vários partidos politicos,parece que lhes dão o nome de vira casacas.Para terminar,há os grandes homens,há os homens grandes mas também há os homens bons e o Prof. Moura era um deles,e por ter esse(defeito)era odiado por muita gentinha.

Ana M. C. disse...

o moisés dizia mal do baião mas ele é igual ou pior.
a liaal bem que podia vir dar um empurraozinho cultural a esta terra que so tem tido cepos à frente da junta.
a bem dizer o moises so tem o que merece. se ele nao percebe nada de nada, se so sabe dizer mal dos outros, se nao quer abrir os olhos, tem que ser criticado e quanto a mim so tem sido criticado porque é o pior presidente de junta de que ha memoria

Anônimo disse...

enalé, atan o castele é da galinha?
des ta ti livre

Anônimo disse...

a jakina nan dexa o home por la uma melhe pa abri o castele e os meseus dalpalhan. vesse ben quen manda nakela casa e na nossa juntei. é a jakina do moises!

Anônimo disse...

Bem adoro este blog, e os comentarios então....Só se fala mal do presidente da junta mas não se apresentam soluções, apenas criticas. E criticas a LIAAl bem se bem me lembro existe uma associação criada pelos jovens de essa terra, que fez ela até agora?? A sim festas que dão prejuizo ainda por cima. Meus amigos acordem e vejam que a vossa volta existem outras associações a criticar, que fez a AJAL desde que existe, será que ainda existe?? Tinham muitas ideias, claro como todos mas ainda não vi nada concretizado, a biblioteca movel, um espaço internet, enfim boas ideias, ou antes promesas que nunca passaram do papel. O patrimonio é importante para todos?? Mas é o povo de alpalhão que o esta a destruir quando deita lixo no chão mesmo com um baldo do lixo mesmo ali ao lado, quando parte as luzes do jardim, quando destroi as esculturas que também fazem parte do nosso cartão de visita, quando abandona os carros,quando não vai votar, quando fala sem saber e critica sem ter noção das coisas. Vão as assembleias, façam ouvir a vossa voz, sejam mais activos, não são criticas na internet que mudam as coisas, ha que ser activo e trabalhar por alpalhao. Quantos dos que criticam no blog estariam dispostos a trabalhar voluntariamente numa associação por alpalhao? mas trabalhar mesmo, não delegar o trabalho aos outros.
Sim ha muito por fazer na nossa terra mas os primeiros a mudar se calhar somos todos nos.

Anônimo disse...

elhalá um defensar do velhe baian.. lembrasse de quantas vezes o baian apoioue as associaçons da terra durante 4 anes? ora se ele nan apoioue as associaçons elas nan poden fazer muita cousa. as contradancas da menina zezinha é que adaren sempre com o cu no ar a passear e a gozar o dinhere da junta. o futebol na recebeue nada, a banda tamen nan, a ajal e a liaal tamben nan viran a cor do dinhere o cicloturisme e os cacadores.. pos é se a junta nan dexa fazer so com muita vontade e que se faz.

os museus tan fexades, o castele fexade ta, as ruas ta galhardas, os jardins parecen campes de batatas.. o baian dexou iste na miserie e agora o moises que arrume a casa.
devian de ter vergonha.

Anônimo disse...

fezes e arrelias

Fidalgo Grego disse...

Dou aqui os parabéns distintos ao amigo e camarada João Moisés pelo cartaz da feira dos enchidos próxima.

É de louvar o afastamento das senhoras dos fatos tipicos de carnaval, das feiras e festejos que a esta é poca não dizem repeito.

Quanto ao Castelo de Alpalhão, penso que este devia ser muito bem explorado, afinal temos só um desenho antigo e uma torre de pé.
As muralhas desapareceram bem como muitos outros locais da época.
O nosso Patrimonio tem de ser preservado, resta-nos o matadouro, o cruzeiro, a cadeia, as igrejas e capelas, os enchidos, os bolos de festa e pouco mais.

Anônimo disse...

ovi dizê cú matadoure era pa ajal fazê a sede. lembre-me de ouvi o baian dizê isse.
ainda ta vazie e cheie de luxaria que o baian la mandava guardá.
se nan ten cualtela o telhere ven pará ao chan e despôs tou pra vê quen o alevanta

Por Alpalhão disse...

A galinha já anda a dizer que só vai à torre do relógio quem ela quer porque é ela que tem a chave e ela é que manda.

Atento disse...

Da cadeia, muito havia a dizer.Tal como já aqui li num outro post, o "dignissimo" presidente da junta pretende nesse espaço fazer um gabinete para sua senhoria sentar o seu real c*.Espero que tal não venha acontecer.Estou atento.

Não há paciencia disse...

Há aqui um anónimo que dá os parabens ao cartaz da feira dos enchidos.Pois meus conterraneos quero dizer-vos que não dou os parabens aquem fez aquilo, que é de mau gosto,revela total falta de criatividade e ainda por cima tem o fundo branco!O Moisés não sabe mesmo nada e Alpalhão tem que evoluir mesmo nestas coisas dos grafismos.Aquilo não é um cartaz , mas sim uma fotcópia A3 e mal amanhada.

Anônimo disse...

Então a galinha é a regedora do castelo?Valhame Dês!

ALPALHOEIRA do coração disse...

Sinto uma grande tristeza por ver a casa museu de Alpalhão sempre encerrada e preocupa-me não se fazer a devida manutenção daquele espaço. Só de me lembrar que ofereci pertences dos meus antepassados e que agora estão para ali meio abandonados até me revolta.

No tempo do Sr. Baião a Ta Umbelina a troco de cem euros cuidava e mantinha a dignidade do espaço, depois veio o Moisés e fechou-se a porta e as janelas.

Qual não é o meu espanto,quando recentemente entre conversas de mulher ouvi esposa do actual presidente dizer que casa museu estava fechada e que assim permaneceria, porque era uma vergonha estar lá uma mulher a ganhar tanto dinheiro.Grande espirito solidário!Assim não vamos a lado nenhum...

Anônimo disse...

Mas onde é que está o castelo? SÓ LÁ VEJO A PLACA A DIZER eNTRADA,mas castelo cadê ele?

Anônimo disse...

A C.M.N. é que devia por ali arqueólogos a fazer escavações sempre poderiam encontrar testumhnos e limpavam o quintal dos galináceos.

Anônimo disse...

O moises em vez de se preocupar com a história de Alpalhão mandou antes por lá uma lampada nova na torre do relogio, porque a instalação eléctrica já lá estava.Isto é mesmo cómico.Em pleno seculo 21

pp disse...

Eu tenho a certeza que a tá umbelina faça a manutenção de borla, ela até deve tem gosto em ajudar, nem que seja para saber mais umas coisitas, e para mais é uma mulher antiga,sabe o que sao aquelas coisas,para o que serviam!

Agora so nao entendo é porque nao se tira a chave a galinha!?ou a essa pagam 100€, para cuidar da torre? entao...bem que podia mudar a lampada e acertar o relogio!

Indignado disse...

Então e a bienal da pedra?Pois aí não havia arroz de cachola,já me esquecia...e Gabriela só cá aparece a pedir votos.

Anônimo disse...

ó indignado e esqueces-te da Idalina, a xô Dr. cagona do Ps com o seu xô Dr. Marco Oliveira, não vés que para essa malta só lhe interessa Nisa e isto cá é comida de pobre, também não temos talheres de ouro para receber taos dignissimos iluestres!!!
Srs da Liaal, vai uma moedinha?

Anônimo disse...

Ê CÁ ACHE QUE PODIAMOS PÔ A JAKINA DO MOISÉS A FAZÊ DE GUIA TURISTIQUEI EM ALPALHÃM,ELA SABE TUDE, E ANDEI SEMPRE AIE ÁS VOLTAS PA VÊ E PA OUVI O QUE DIZIM DO MARIDE E DA PERMANENTE DELA!

Anônimo disse...

E ANDEI ACHE MELHÔA JUNTEI DEXÁ O EDIFICEI E IR-SE PÓ CAFÉ DO PORREI, É DE LÁ QUE A JAKNEI E O MOISES COMANDEI TUDE!

Anônimo disse...

Eu gostava de saber porque é que nos cartaz não vem a dizer as pessoas ou a as associações que vao participar na feira, assim como os seus stands e aquilo que vao vender!?

TERENCIO disse...

Vamos lá aqui a resolver isto de uma vez por todas, o Moisés é contra os museus em Alpalhão, como foi contra as contradanças irem actuar na Feira do enchidos e ponto final.
Quando um homom tem uma equipa pa trabalhar mas, só a opinião dele e a ideia dele é que vale, como é que querem que as coisas corram bem?
É claro que é impossivel!Na minha opinião, as asneiras que este homem faz são as primeiras de muitas que ele ainda tem na manga!Enquanto ninguém lhe deitar a mão e dizer-lhe, ó amigo vamos lá acabar com a palhaçada, ele vai acabar com tudo o que é bom em ALpalhão e vai dividir ainda mais as pessoas, como se vê...nas contradanças, na feira dos enchidos, com os museus, com a torre do relogio, com os seus funcionários....É UMA BOLA DE NEVE MEUS SENHORES!

chegou a hora disse...

o pior disto tudo é que ele não encara a posição que tem como um lugar de trabalho e de respeito, ele vê a sua posição como um todo poderosa e cada vez acha que tem de governar à lei do berro e da arrogância!

Moisés demita-se enquanto ainda vai a tempo,assim ainda sai pela porta da frente, olhe que depois sai pela dos cavalos...e se não for a coice!

Anônimo disse...

Eu vou há festa dos enchidos só para ver o Moisés todo inchado.Lá mania tem ele.

Anônimo disse...

Nestes 4vanos temos que aguentar o cromo do João Moisés mas depois até há-de fugir de Alpalhão, está-me cá a parecer.

Anônimo disse...

ò mariazinha faz aí uma sondagem a perguntar quem foi o pior presidente da junta desde sempre qu e é para nos rirmos mais um pouco.

Anônimo disse...

Se o moisés tivesse vergonha, enrolava a trouxa e ia-se agora embora!

um elemento das contradansas disse...

ando muito arreliada com o que o capataz da junta fez as contradanças e a minha comadre até lhe subiu a atenção
uma vergonha sim senhora
não á memória duma coisa destas cá

Anônimo disse...

O sr. regedor bem pode por aqui a familia toda a escrever para o defender, mas já ninguém o leva a sério a não ser a malta dos copos e os engrachadores que se fazem passar por amigos e que assim que ele vira costas é só dizer mal dele.
MOISÉS ACORDA!

LARGO DO TORRERO disse...

O home sabe lá o que é o patrimone...
Ele prefere destruire e mandare construire de novo.

AINDA não reparaRAM COMO É BONITA A CASA DELE?e tão bem integrada na arqitectura local.Lindo!

Anônimo disse...

ehehehehehe....coitade do home!
mas a culpa diste tude também é do baiãm!

Anônimo disse...

ai mãe!moisés metestete com o mulherio das contradansas e agora tás lixado, ena tantos votos.Txiiii!

pipi disse...

ai home, até viras-te a costas à tua amiga zézinha que te apoiou tanto nas eleições.coitada,todos lhe viram as costas...agora tu joão moisés!?o que prometia colocar tudo no sitio...és o culpado disto tudo!

Anônimo disse...

Mas quem é que se lembrou deste home para PJ? VALHANOS DEUS E TODOS OS SANTOS mesmos os da lial

Anônimo disse...

assim se ve, como se vota em alpalhhao!ele prometeu emprego as pessoas e andava so a pagar copos ao velhos e de sorriso arreganhado.agora é o que se vê!

Anônimo disse...

vamos a ver a feira dos enchidos, pelo que sei, aquilo ja ta a ultrapassar valores nunca antes vistos e ele já anda a fazer coisas que nao deve,Assim perde-se td o espirito.e as contradanças deviam de la ir desfilar!

Anônimo disse...

Enalei o que páqui vaie...

Anônimo disse...

demite-te joao moises.. es a vergonha da terra e queres acabar com o que de bom ca temos. tas a manchar o nome de alpalhao.
eu votei em ti pa seres presidente da junta, mas se houvesse hoje eleiçoes para te tirar dai ganhavas com maioria absoluta.
vai-te embora para marvao

A.J.M.C disse...

Se as eleiçons fossin hoje ê votava no tomé. no dia das eleiçons devia ter escorregado e partide um pe pa nan ter ide por a cruz no PS. nunca más vou votar PS, ao menos o PSD agente já os conhece, nan é come estes gajos do PS que andin com uma mascara com sorriso e mentiras antes das eleiçons.

Tomé para as próximas eleiçons já tens plo menes mais 1voto que é o meu.

Anônimo disse...

EU TAMBEM ACHO QUE O MOISES DEVIA PEDIR A DEMISSAO JA. AINDA NAO FEZ NADA DE JEITO A NAO SER M****

Anônimo disse...

Jakin tome ê cá tamen vote en ti!

Anônimo disse...

JÁ QUE SO SABEM CRITICAR O SR. MOISES VAO PARA LA VOCES... FALAR É FACIL!!!! so sabem criticar....

Anônimo disse...

A Feira é capaz de ser um enxovalho, ó se é!