02 março 2010

Recencie-se!


Durante o mês de Março, desloca-te à tua Junta de Freguesia para efeitos de consulta e reclamação dos Cadernos de Recenseamento ou acede www.recenseamento.mai.gov.pt.

Ao fazeres 18 anos passas a ser cidadão na plenitude dos teus direitos. Votar é um desses direitos e é também um dever cívico.
Votar significa contribuir activamente para a eleição dos representantes da nação:

                  - quer para a eleição do representante máximo da nação - Presidente da República;

                  - quer ao nível do Governo da Nação - eleições legislativas,

                  - quer ao nível dos Governos Regionais - eleições das assembleias legislativas regionais
                  - quer ao nível autárquico – eleição dos titulares dos órgãos autárquicos,

                  - quer a nível europeu - escolha dos representantes nacionais no Parlamento Europeu,

                  - quer ainda ao nível do Referendo, quando os cidadãos eleitores são chamados a pronunciar-se sobre questões importantes para a vida em sociedade.


A inscrição no recenseamento eleitoral, constitucionalmente obrigatória, é instrumental e imprescindível ao exercício do direito fundamental de voto, permitindo aferir o universo dos cidadãos e eleitores.
A inscrição no R.E. é, por isso, obrigatória para todos os cidadãos portugueses, maiores de 17 anos residentes no território nacional, a título provisório, passando a efectivos na data em que completem 18 anos.

   A Vila de Alpalhão também depende de ti!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem Maria, fazer divulgação é um acto de cidadania.

Ana S. disse...

Bom dia a todos,
excelente blog, só o descobri hoje.Tenho família em Alpalhão e vou ai de vez enqd no verão. Não sabia que tinham este espaço tão animado, com tanto espirito de critica e orientado para a revitilização de Alpalhao!Independemente de picardias e arrufos este blog é uma mais valia para todos, haja quem se preocupe, quem tenha uma opinião e que traga ao de cima debates importante.Pelo que percebi há que se desmarque deste espaço que o utilize erroneamente mas, o que fazer!?Opiniões, são opiniões!Dou os Parabéns à Maria Verdades, no verão gostava imenso de a conhecer e de lhe dar os parabéns pessoalmente e incentiva-la ainda mais a ser uma voz activa no concelho.Não sabem, com é difícil manter um espaço destes, sendo também a vila tão pequena, julgo que aqui se fala um pouco de tudo, noticias de jornais, problemas pontuais da vila, politica, cultura e entretenimento.
Longa vida ao blog, agora que o conheci serei leitora assidua e diaria!
Parabéns Maria Verdades

Cumprimentos a Alpalhão,

Ana S.

Anônimo disse...

nan sê se o moises vai deixar alguem fazer isto com medo de perder as proximas eleiçons.

Anônimo disse...

Recenceie-se