12 abril 2010

Foi sem surpresas nos resultados, que terminou mais uma grande sondagem do Largo do Coreto.
Após quinze dias de votações, o Coreto recolheu 1198 votos, quase tantos como os habitantes de Alpalhão. Foi a sondagem do Coreto que mais votos recolheu, 624votos na votação para eleger o melhor Presidente da Junta até hoje, e 574 para eleger o pior.

Quem foi para si, o MELHOR Presidente da Junta que Alpalhão teve?



A votação foi expressiva, com 49% dos votos, 304 votos, o Professor José Maria Pinheiro Moura, foi o eleito dos Alpalhoeiros, seguido pelo Sr. Manuel Cordeiro Chambel, que conseguiu reunir 19% dos votos, 119 votos.

Em épocas diferentes, a eles se deve muito do que Alpalhão é hoje, uma vila organizada, com infra-estruturas sociais básicas para usofruto da população, eventos sazonais que juntam por cá os "filhos e adoptados" da terra. Os dois fizeram com que Alpalhão tenha força junto da Câmara Municipal de Nisa e tenha ainda a dimensão que tem! Fica o agradecimento pelo trabalho que prestaram e a obra que deixaram.

... E o PIOR?


Nesta votação houve três nomes que se destacaram dos restantes, Sr. João Duarte Moisés, Sr. José Lopes Baião e Sr. António Correia Rovisco. Estes dividem entre si, mais de 50% dos votos, com uma curta vantagem para o actual Presidente da Junta João Duarte Moisés com 28%, 159 votos, mais 3 que o seu antecessor José Baião, 27%, 156 votos e 19%, 109 votos recolhidos pelo António Rovisco.
Alpalhão diz que os três são muito iguais, tanto vale um como valem os outros! São os três "farinha do mesmo saco", "Cócó, Ranheta e Facada". Entre os 3 venha o diabo e escolha!
Os dois últimos já exerceram a presidencia, Alpalhão tem na memória o que fizeram e principalmente o que prometeram e o que deixaram por fazer. Mas, o Presidente João Duarte Moisés tem apenas uns mesinhos à frente da Junta...
Qual a razão para ser já é o mais votado?
Será que Alpalhão já verificou que as suas promessas eleitorais estão e continuarão por cumprir?
Será que Alpalhão sabe agora quem é o verdadeiro João Duarte Moisés e aquilo de que é capaz de fazer?

O tempo encarregar-se-á de responder.
O Coreto voltará a repetir a votação para que seja então decidido quem é o PIOR Presidente da Junta da história de Alpalhão, numa segunda volta com um confronto directo de três candidatos.

A votação no "Ti Henrique Fole" deve-se ao facto de durante 15 dias de mandato este ex-presidente ter apenas tomado uma decisão, a de se demitir! Se assim não fosse teria recebido mais alguns votos. Mas, terá sido esta a decisão mais correcta?

Sr. João Duarte Moisés, não fique indiferente à opinião dos alpalhoeiros, não vire as costas como outros já o fizeram...

35 comentários:

luar da noite disse...

O Moisés não presta para nada, é um fascista da corja do PS!!!!

In Memoriun disse...

Sem dúvida Maria, o melhor presidente que tivemos até hoje foi o Moura.
Ainda hoje sentimos a sua falta e lembramo-nos dele como ainda se não tivesse partido.

os outros são isso que tu dizes, o cócó o ranheta e o facada
não podias batizá-los melhor

Anônimo disse...

o velhe baian foi mesme uma miseriei nin sê come nan foi ele queganhoui o pió presidente

Anônimo disse...

Se o Moisés tapanha Maria....já ouvi dizer que já te disse das boas é verdade?

Anônimo disse...

Que fezes...

Indignado disse...

O presidente Baião, teve o mérito de arranjar emprego para a filha e para a sobrinha.

Ah!pois...já me esquecia Alpalhão não tinha mais ninguem qualificado para esses postos de trabalho...tiveram que ser da familia porque são todos muito cultos!!!???

Anônimo disse...

O joan mosés já canda tanto a controlar os funcionares da junta deveria oferecere uns ocules aos varredores porque atam eles nem veem o lixe no xam,valhanes dÊs!

Anônimo disse...

A minha opinião é que, tirando o presidente Moura só cá tivemos, como presidentes de junta gandas cromos e depois queremos que isto vá para a frente.A culpa é de todos nós que elegemos estes cocós, ranhetas e facadas.

Anônimo disse...

A TSUKA GOSTA É DE PRESSIDENTES DE JUNTA COMO NOSSO, MEIO ESPARVOERADO!

ZORBA disse...

Ora ai está uma votação online que espelha bem o que as pessoas acham em quem votaram, e vale o que vale. Apenas gostaria de lhe fazer um reparo Maria, se depois dos nomes que apareciam na votação da forma que eram mais conhecidos os anteriores presidentes da junta (era uma forma mais clara de serem reconhecidos e de algumas pessoas saberem quem eram) e que depois os chamou pelo nome correcto e de baptismo, porquê o "Ti Henrique Fole" continuou a ser o "Ti Henrique Fole" e não Sr. Henrique Martins Fortunato????

Fica aqui a pergunta.

Terá sido por só lá ter "andado" 15 dias????

Anônimo disse...

Esparvoado é pouco, é um completo palerma.
Então, eu fui lá,pedir um serviço à junta, como cidadão e morador ca da santa terra e o homem(alias homem ainda é elogio) tratou-me como se eu fosse lixo!?mas, é porque eu nao sou dr, como os outros?

E eu que votei nele, porque ele promeuteu-me que ia meter o meu filho la na casa dos páteos mas já percebi que foi conversa para ter voto.

fan disse...

O pior deveria mesmo ter sido o baião, vergonhoso o que ele ainda faz na santa casa...ele e o resto da familia!

Espelho Meu... Espelho Meu... disse...

Fracas memórias, más consciências. O Professor Moura, agora tão elogiado, fui muitas, mas muitas vezes humilhado em público, cafés e ruas, por alguns que hoje lhe prestam grandes homenagens. Foi preciso o Homem falecer, ainda novo e bastante válido, para agora virem com tretas. Já no tempo em que organizava as festas, muito mas muito se inventou...Já se esqueceram ? O presidente que está, nem um mandato terminou, e ainda quase nem começara e já lhe davam forte feio por aqui altamente promovido, por esta página. Nesta nossa terra com alguns de fraca memória, ou perfeita ignorância, é preciso morrer, de preferência novo, para lhe reconhecem mérito. Vamos ser sérios e para ser sério não é preciso tirar nenhum curso, ou ter vivido em Lisboa. E é isto um blog sério, que promove esta palhaçada ? Publique se tiver coragem.

Anônimo disse...

Grande Maria!Continua a dar-lhes forte e feio...já lhe andas a fazer doer os calcanhares!!!eheheheheh

Anônimo disse...

A critica deve ser sim aqui feita, e amo este espaço e é muito bom haver este pasquim, para podermos falar indenpendetemente de dar a cara ou nao.
O Presidente até devia de passar aqui mais vezes, para ler o que as pessoas pensam!

fan disse...

Todos por cá lidam sempre mt mal com as criticas.

Bj Maria sou fan

capuchinho vermelho disse...

Quem não quer ser lobo que lhe não vista a pele!

e esta heim? disse...

O que é que a filha do Baiã fez à Jakina?Ui....

ópio disse...

Eu gostava de saber como posso ir trabalhar pra santa casa de Alpalhão, gosto dos velhinhos e tambem sou licenciado,tenho duas pós graduações, mestrado feito em oxford e sou doutorado por Cambridge e neste momento sou professor convidado da sorbone em paris, será suficiente para me candidatar?

PS-não sou da família Baião.

Anônimo disse...

Ena os nossos presidentes todos juntos haviam de parecer um saco cheio de gatos bravos!

moro la na rua do bar...bem vejo disse...

Mesmo que sejas filho da terra tas lixado, senão pertences a familia baiao ficas de automaticamente de fora.Mas deixa lá, pensas que aquela gente poe as maos no trabalho "sujo" nao...só pousam para as fotografias e em dias de passeio.ou pensam que as duas limpam o cu ou dao banho aos velhotes, tá bem tá!

Anônimo disse...

e qd o baiao fazia aqueles desfiles pela vila, qd "homenageava" alguém (as atenções não era pa ele!!) parecia um desfile de pavoes!

Saudosista disse...

Estive para não comentar, porque a minha opinião é tendenciosa por princípio. O professor Moura, obviamente o melhor presidente da junta de sempre, fez pela terra adoptiva mais do que os da própria terra. Ele não esperou ser presidente da junta para ajudar. Desde sempre, ele e mais 3 ou 4 organizaram a única coisa que movia as colectividades da terra. As festas populares. O próprio nome Moura já impunha respeito aos empresários dos artistas. Por isso tivemos Amalia, Frei Hermano da Câmara e muitos outros. Mas, uma das maiores qualidades dele é que não mandava, ele fazia. Era vê-lo às 7 da manhã a preparar as festas e nos dias que saia às 6 da manhã, às 9h já lá estava para mais um dia. Disse-me em tempos que não sabia parar. E é verdade, não soube. Concordo com um comentário anterior que dizia que foi caluniado imensas vezes e agora glorificado pelas mesmas pessoas. A única coisa que ele ganhou foi fazer pela terra. De resto, só perder dinheiro e tempo precioso com a família. Mas, nós sabíamos como ele era. Estava-lhe no sangue. E por isso depois de mandatos pouco frutuosos, lá teve que ir ele aos 50 e tal anos para lá, dar um pouco mais de si, quando devia estar a descansar a reforma. Todos devemos-lhe muito. Foi um dos três maiores homens que conheci na minha vida e graças a Deus pude privar com ele milhares e milhares de vezes. Fico satisfeito por ver que os outros também lhe reconhecem mérito. Quanto a mim, disse-lhe sempre em vida o que pensava. Que era o MAIOR. Ele neste momento está feliz graças ao Santiago e Salomé. Donde ele estiver a ver, aqui estão os netinhos.
Peço desculpa pela extensão do texto, mas para grandes pessoas, todas as palavras são poucas.
E os três filhotes dele lá vão continuando o trabalho pela terra, uma vez criticados, outra elogiados, mas não deixam de o fazer. Pode ser que um dia que eles se fartem, Alpalhão se lembre dos Mouras.
Poucas pessoas fizeram tanto pela terra como aquela família. Mérito a eles.

ZORBA disse...

Totalmente de acordo com o Saudosista, mas totalmente mesmo, e ainda acrescento que para mim foi na medida do possivel um 2º pai, a ele também devo parte da minha educação....

Anônimo disse...

Das pessoas que aqui comentam quantas vão ás Assembleias de Freguesia. Não é esse o local para colocar as questões ao Executivo da Junta?

Anônimo disse...

Mas como é que se pode julgar o trabalho do actual presidente da Junta, se o homem só lá está à meia dúzia de dias??? Vamos esperar para ver!!!Afinal foi o povo de Alpalhão que o elegeu!!
Mas numa coisa tenho que concordar: o Prof. Moura foi sem dúvida o melhor!!!

Anônimo disse...

O Moisés pode lá tar a mt pouco tempo, mas eu, que posso dizer que estou ligado a junta, nem que seja para la ir ao correio, vejo a idiotice de um quero posso e mando!
ALi ninguém tem opinião possivel!e só qd ele "estragar" alguma coisa qu todos amam e adoram é que se vão por contra a 100%

tito disse...

ahhhh já se esqueceram da FEira dos Enchidos, em que ele não levou as gentes d sua terra , que vão com toda a sua alma e coração sem levar um unico tostao e preferiu pagar a uma orquestra da gnr quase 2 mil euros, qd ele apergoava que vinham de borla.
politica de bebado é o que é!

raaparta disse...

Quando tiverem com o baião perguntem-lhe lá, onde o que é qu ele fez com o dinheiro para o novo lar!!!???
E porque é que o lar nao foi consatruido?
havia dinheiro...

Saudosista disse...

Zorba isso já é mais particular.Fico feliz por saber que influenciou também a tua vida deste modo. Se para ti foi na medida do possível, para mim ultrapassou mesmo essa medida. Era mesmo um 2ºpai. E por aqui me fico. Foi apenas uma pequenissima maneira de homenagear uma das pessoas que mais gostei\gosto na minha vida e que também teve um contributo decisivo para a minha educação. Mas isso ele sabe. MBP. Zorba, não sei quem és, mas se ele teve importância para ti, é porque és boa pessoa. Honra-o.

Saudosista disse...

Zorba isso já é mais particular.Fico feliz por saber que influenciou também a tua vida deste modo. Se para ti foi na medida do possível, para mim ultrapassou mesmo essa medida. Era mesmo um 2ºpai. E por aqui me fico. Foi apenas uma pequenissima maneira de homenagear uma das pessoas que mais gostei\gosto na minha vida e que também teve um contributo decisivo para a minha educação. Mas isso ele sabe. MBP. Zorba, não sei quem és, mas se ele teve importância para ti, é porque és boa pessoa. Honra-o.

Saudosista disse...

Zorba isso já é mais particular.Fico feliz por saber que influenciou também a tua vida deste modo. Se para ti foi na medida do possível, para mim ultrapassou mesmo essa medida. Era mesmo um 2ºpai. E por aqui me fico. Foi apenas uma pequenissima maneira de homenagear uma das pessoas que mais gostei\gosto na minha vida e que também teve um contributo decisivo para a minha educação. Mas isso ele sabe. MBP. Zorba, não sei quem és, mas se ele teve importância para ti, é porque és boa pessoa. Honra-o.

Saudosista disse...

Zorba isso já é mais particular.Fico feliz por saber que influenciou também a tua vida deste modo. Se para ti foi na medida do possível, para mim ultrapassou mesmo essa medida. Era mesmo um 2ºpai. E por aqui me fico. Foi apenas uma pequenissima maneira de homenagear uma das pessoas que mais gostei\gosto na minha vida e que também teve um contributo decisivo para a minha educação. Mas isso ele sabe. MBP. Zorba, não sei quem és, mas se ele teve importância para ti, é porque és boa pessoa. Honra-o.

AMIGO disse...

Sem duvida que foi o melhor e o maior presidente de junta que já por ca tivemos. logo apos a sua morte falou-se numa homenagem à sua medida.. GRANDE. organizada por jovens e que alguem não deixou que fosse feita. lembras-te disto maria? até agora só foi entregue pela gabriela uma medalha no 25 de abril. SERÁ QUE ESTE NOSSO AMIGO NÃO MERECE MAIS DO QUE ISTO?

Saudosista disse...

Acho bem que se façam homenagens a quem de direito, mas fazer por fazer é despropositado. Deve ser uma coisa bem pensada e penso que o largo junto à creche não é a coisa que mais dignificava o prof. Moura. Pelo que fez pela nossa terra, justificava-se uma coisa bem maior. Eu não sou a melhor das pessoas, mas baptizar o jardim ou dar o nome a uma rua seria um gesto simpático. Mas outras sugestões seriam bem vindas.