02 maio 2010

Análise dos Resultado d "O seu voto AQUI conta!"


Termina mais uma votação do Do Largo Do Coreto, em que Alpalhão respondeu à pergunta "Acha que o Prof. Moura deve ser Homenageado em Alpalhão?", com um total de 397 votos.

- 197 afirmaram que "Sim, já devia ter sido feita!";
- 130 votaram "Não!";
- 54 afirmaram que "Sim, é a altura certa!";
- 16 afirmaram que "O Presidente Moisés não tem coragem para fazer esta Homenagem!";

O "SIM" teve um total de 63% (251 votos), o que mostra o carinho e a saudade que Alpalhão tem e sente por este Grande Homem que partiu cedo demais mas, que deixou obra feita em Alpalhão. Este reconhecimento público, mais que justo, tarda em ser feito, por parte dos que hoje, "ocupam" o seu lugar e usufruem das suas conquistas.

O "NÃO", também teve expressão nesta sondagem, esta escolha é questionável, pois para alguns, apesar de reconhecerem a obra e o empenho, escolhem de acordo a sua cor política, para outros talvez, esta homenagem não seja digna e até já fora de tempo.

O Coreto fica à espera da reacção do Presidente Moisés, apesar de envergar ao peito uma rosa, sempre pode colocar as politiquices de lado e mostrar que, o que importa por estas bandas é a capacidade de liderança, o empenho, a dedicação, as alegrias, as lágrimas e a saudade que Alpalhão tem de o Prof. Moura.

15 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente contigo Maria!!!
Já é hora de alguém fazer esta homenagem, só não vejo é o Moisés a fazê-la!

fantasma da ópera disse...

ó Maria, bem que podias dar emprego ao Mário Mendes, fecharam-lhe mais uma porta, O Distrito de Portalegre...coitado!!!

Saudosista disse...

Estas palavras já foram ditas mais ou menos noutra situação. Sem homenagem ou homenagem, a pessoa que foi o sr. José Maria Tremoço Pinheiro Moura é um marco numa terra que carece de referências. Como é possível alguém votar "não"? realmente só por estupidez ou mesquinhez. Mas nesta terra é normal.Quem muito faz, pouco é reconhecido e vice-versa. É mais louvável quem bebe e não faz nada pela terra. Com ou homenagem ou não, a melhor coisa que alguém pode fazer é espelhar um pouco dele em cada um de nós. Por sugestão, já sugeri o Jardim. Mas, sou eu que vejo mal. Foi mais do que um professor, presidente da junta, do futebol, vereador...etc. Enfim, foi uma personificação do que as pessoas deviam fazer pela terra, sem pedir nada em troca. Ele está no meu coração desde o primeiro dia da minha vida e estará para todo sempre.

Anônimo disse...

Deveria ser feita uma justa homenagem a esse homem!

Anônimo disse...

tambem sou de opinião que Alpalhão deve homenagear o prof moura? do que estao á espera?

Anônimo disse...

Às vezes passo-me.
Porque é que para fazer uma celebração do 25 de Abril é preciso o Moisés, o Moisés é que tem de fazer, ou não se faz porque o Moisés não fez?
Raios me partam, mas é assim: eu até nem gosto do homem mas, porra, não pode ser tudo culpa do homem.
Mas há alguma junta de freguesia aqui no distrito de Portalegre e arredores, mesmo comuna, que faça a celebração do 25 de Abril?
Há algumas Câmaras e são poucas.
Mas em contrapartida em castelo de Vide um grupo de pessoas juntou-se e comemorou o 25 de Abril. E bem!
Em Alpalhão se não se comemora o 25 de Abril é porque as pessoas não auerem, e se quisessem juntavam-se os que queriam e comemoravam.
E até convidavam a Banda e tudo o mais que lhes apetecesse.
Mas sou eu quem está ver mal, sou eu que sou parvo, ou são as pessoas que não querem saber?
Ora com a homenagem ao meu amigo Moura, passa-se a mesma coisa, mas lembro que ainda no ano passado pelo 25 de Abril houve uma homenagem a ele pela Câmara de Nisa e muitos logo disseram que era oportunismo.
Então é preciso saber previamente algumas coisas: é oportunismo ou não homenagear o professor Moura?
e se é oportunismo, é para quem?
Por isso desde logo qualquer entidade que se atreva a avançar com essa homenagem corre riscos de ser apelidada de oportunista.
Mas porque há-de ser a Junta a promover a homenagem e não há-de ser um grupo de cidadãos? (eu voluntario-me logo, mas como não resido na terra vão-me chamar oportunista).
Ora se há pessoas que querem homenagear o prof Mouro, no que acho muito bem, só têm mesmo é que avançar, ou é preciso empurrão? Ou precisam de pastor?
Sinceramente não entendo. Pessoalmente até acho mais bonito e mais verdadeiro ser um grupo de pessoas a promover a homenagem que a Junta. E so for a Junta vai logo ser acusada: vai ser acusada porque é oportunista; vai ser acusada porque se não fosse o blog não havia homenagem; e vai ser acusada de não haver homenagem porque foi sugerido no blog.
Isto é um pau de dois bicos e o facto de andarem coisas a "voar" em blogs ou em jornais condiciona a actividade de quem está nos lugares políticos.
Se eu quisesse ser mauzinho até podia especular que a sugestão aparece no blog precisamente com o propósito de não se fazer a homenagem.
A Maria, neste caso ou é muito ingénua (e então não se devia meter), ou é muito sabida (e meteu-se de propósito), porque o facto de isto surgir no blog vai obrigar a que não se faça a homenagem que pelos vitos a Maria quereria que se fizesse.
E vou á porcaria do carro dos tendeiros: se incomoda - e acho que sim, que incomoda -, porque raio não se vai à reunião da Junta exigir que o mesmo seja retirado?
E porque não se exige explicações por escrito à Junta, à Câmara e à GNR?
Ou é assim tão difícil escrever uma cartita e assinar? ou ir a uma reunião e expressar a nossa opinião?

pardal disse...

mas tu tb és anónimo caraças...

Anônimo disse...

Então faça-se a homenagem...

Anônimo disse...

O Moisés não tem nem nunca terá coragem de fazer esta homenagem!Força Maria reclama aquilo que é nossa!O Moura merece a nossa consideração e respeito!O Moisés não..ele mata as árvores e não reconhece as idiotices que faz e diz!!!

Anônimo disse...

De facto isto anda aqui um bocado idiota. Agora se calhar querem que seja a Maria a liderar a homenagem para ver se se dá a conhecer. É o dás!

Anônimo disse...

Claro que sou anónimo, ou não é essa a lógica disto?
Mas mesmo que não o fosse se calhar não me conhecias pq não moro em Alpalhão há décadas, o que não significa que não goste de Alpalhão, não me preocupe com Alpalhão e não vista a camisola apesar de não ser propriamente alpalhoeiro (o que julgo que não seja proibibido aqui na lógica do blog).

Anônimo disse...

Quer me cá parecer que mesmo depois de falecido o prof moura ainda continua a incomodar alguns..

LARGO DO TORRERO disse...

COMO É QUE O MOISES HADE PROMOVER A HOMENAGEM SE ELE NEM CONSEGUE ENFRENTAR OS TENDEIROS PARA TIRAREM AQUELECHAÇO VELHO DO PÉ DA IGREJA.ATÉ PARECE QUE ESTAMOS NO TERCEIRO MUNDO...

Anônimo disse...

És muito inteligente,LARGO DO TORRERO...
Então o Moisés é que tem de enfretar os tendeiros para tirarem o carro???
No meu entender isso faz parte das competências da GNR.
Mas, corrige-me se estiver errado!!!!

Anônimo disse...

a homenagem ja devia era ter sido feito na altura que ele morreu.