30 maio 2010

Hotel Monte Filipe & Spa em Alpalhão?



Este é o tema que domina todas as conversas por Alpalhão!

"Vão fazer um hotel ali no Monte Filipe!"
"Vão mostrar o projecto lá nas termas.."
"Parece que é de um ali de Nisa que vende electrodomésticos..."

Estas frases foram repetidas por todos os cafés, casas e ruas da nossa terra, inúmeras vezes durante os últimos dias.
Sempre que há uma obra nova, todos sabem quem a vai fazer, o que vai fazer, quanto vai pagar, se a Câmara vai dar apoio, (...) sempre muito antes de aparecer o projecto final!

DESTA VEZ NÃO!

Quando se começou a comentar, já o projecto estava pensado, desenhado, licenciado pela Câmara Municipal de Nisa, orçamentado, aprovado pelo Turismo de Portugal...

NÃO É NORMAL!

Conhecendo, todos nós, as dificuldades que há para aprovar o que quer que seja na nossa Câmara, fica a sensação que há alguma coisa menos "limpa" em toda esta história. Há por isso desconfiança sobre este projecto, e pincipalmente como vão ser "divididos" os 4,5milhões de euros anúnciados! Fica a sensação que Portugal está em crise, mas o nosso Concelho não!

50 quartos, piscinas, sala de reuniões, SPA com massagens, tratamentos de beleza, saunas, jacuzzi e banho turco, restaurante, loja de artesanato, (...) tudo isto construido em Alpalhão, e apresentado hoje nas Termas de Nisa.

Após a entrada em funcionamento do hotel, a unidade vai integrar a rede do tão badalado GEOPARK da Naturtejo, permitindo-lhe beneficiar de uma estratégia de promoção integrada esperando ser reconhecida como "Empreendimento Turístico de Natureza", pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Depois da apresentação do projecto, o Coreto tem a sensação que há demasiados "interesses" neste projecto. O secretismo com que foi conduzido tudo o processo, os organismos que estão envolvidos, os milhões de que se fala, o tempo relâmpago...
Será que é tudo tão CLARO e COR DE ROSA como foi hoje apresentado?

37 comentários:

Anônimo disse...

Não pude ir á apresentação do projecto, mas não preciso de ir para saber que o finaciamento não é como está dito num comentário (75% da Cãmara ou com aval da Câmara e 25% de quem hipoteticamente investiu na Granisan).
Mas se fosse, não vejo onde é que os investidores estariam prejudicados se defacto esses fosse os valores investidos e a obra valesso o montante do investimento (é que enquanto um banco qer rentabilidade financeira, uma autarquia ou o estado procuram - devem procurar - rentabilidade económica, ou seja social neste caso).
Mas que eu saiba - e só pode ser assim - o empreendimento contará com o apoio do Fundo de Turismo, pois claro. E certamente com o apoio da Câmara, que até se pode traduzir em trabalgos. Como todas as Câmaras fazem, de gavião a Campo Maior, de Elvas a Marvão, ou de Faro a Vila Real de Trás os Montes.

O que vejo aqui é masoquismo, derrotismo e vistas curtas.
Em qualquer outra terra estavam todos, até a oposição, a dar saltos de contentamento e a apaparicar os investidores.
Aqui, querem o quê?

E, ó Maria, explique-me lá porque não está publicado um meu comentário anterior sobre este mesmo assunto, em que explico algumas coisas, como por exemplo a linha do TGV dever ser por Alpalhão, como defendiam os especialistas, mas aqui nunca ninguém mexeu uma palha.
Provavelmente também não queriam o TGV por perto.
E já agora, nem sequer a capital do País que o Director do Sol (e ex-director do Expresso) defendeu para o interior do Pais, num eixo a sul de Castelo Branco.

Anônimo disse...

Porra, e tenho andado eu para comprar uma casa em Alpalhão para passar os fins de smana, férias, e para quando me reformar.
Chiça, olha no meio de que gente me ia meter!

Anônimo disse...

Hum...isto dos hotéis não garante emprego a ninguém.
Sou natural de Alpalhão mas vivo em Castelo de vide e o que vejo e sei do que aqui se passa é que as unidades hoteleiras estão a atravessar uma grande crise.
O Emprego é sazonal e mal remunerado.
No entanto foi com agrado que vi anunciada uma obra destas para a minha terra.
Mas não é o hotel que vai resolver a afalta de emprego na terra.

Anônimo disse...

Atam nim o xerife sabia da obra Mariverdades?
Nim a MariAdlina?
Iste tem água no bique...

Anônimo disse...

Pois, como é que isto surge assim do nada?????

Anônimo disse...

Mas a tsuka não tem dinheiro nem para mandar cantar um ceguinho e aparece uma obra dseta nvergadura?Cum caraças...

Anônimo disse...

E Porque é que a Apresentação não foi na JUNTA DE FREGUESIA? Ou na SOCIDADE? já que o empreendimento é em Alalhão, porque é que nos tivemos que deslocar para as TERmAS?

Anônimo disse...

Eu já tou a ver as madamas da lial no spa em banhos relaxantes!!!

solpoente disse...

As madamos da liaal não vêm pacá mostrar as "peis", têm vergonha!

aki disse...

Não bastava o Elefante Branco em Nisa, agora vamos ter cá um nós!

Anônimo disse...

oxalá que venham gajas boas para o hotel!

Anônimo disse...

Gajas Boas!eheheheh Tás a ver? isso já um factor de exculsão e de não vir emprego pa Alpalhão, não temos cá gajas assim boas!

Anônimo disse...

Secalhar preferiam que o hotel fosse construido noutra freguesia,que cromos!

Anônimo disse...

Há um amigo meu que há anos que me anda a convencer a comprar casa em Alpalhão e até já têm surgido algumas oportunidades satisfatórias para ambos os lados, entre possíveis vendedores e eu comprador. Só ainda não aconteceu porque lá está, tenho tido sempre poiso. Atrás de mim poderia levar certamente mais gente que connosco tem convivido, mas com esta dinamização, pelos comentários incentivadores à divulgação da terra e modernização (note-se não é intromissão no seio da população residente) não cativa muito. Há por aí muita gente velha (não digo idosa), mais velha do que os próprios velhos, que não conseguem ver para além do seu próprio umbigo. E deve ser gente ainda nova de idade porque mexe em informática, porque se vê por aqui... os idosos raros serão os que em Alpalhão mexerão em pcs. E pasme-se ! Têm um investimento dos diabos e ...dizem logo mal, levantam suspeitas, envenenam tudo logo à partida. É o país que temos ! E depois dizem que os concelhos limitrofes e os espanhóis levam tudo. Pensei que isto andasse melhor ! Mas... nã ! Apedrejam e ofendem logo tudo e todos. E ainda dizem mal dos ciganos. Pelo menos com esses a gente já sabe com o que pode contar. Isto é mau sintoma.
M.Caetano Coelho

Anônimo disse...

Mas que bonito empreedimento que vem para Alpalhão!Viva!

deitar dinheiro ao chao disse...

Meus Senhores, a minha opinião é a seguinte, não se pode construir por construir, simplesmente porque fica ali bem e porque diz lá hotel.Claro, que é óptimo ter uma infra-estrutura deste tamanho em Alalhão, mas não será excesso de serviços, excesso de quartos, excesso de dimensão e muito, muito mais do mesmo? Spa, massagens, tratamento, isto não é o que se faz nas Termas de Nisa? Portalegre andou anos a tentar construir um novo Hotel, e o impasse era será que tinham clientes? Olhem para as nossas Termas, ou para as nossas ruas, vocês vêm alguém da terra ou de fora a comentar "estou nas termas!"?

não vamos ser megalómanos, senão no futuro vamos organizar o Mundial em Alpalhão ou Expo ou quiça os jogos Olimpicos!?

Anônimo disse...

Vê-se que isto tudo é foi feito nas costas de todos, então expliquem lá, temos por cá excelentes arquitectos porque é que o projecto foi feito na Expo? mas isto não teve que ser aprovado na câmara^?discutido em assembleia minha gente?porque de nada se soube?e sendo os de nisa uma cambada xupistas porque se lembraram agora de alpalhão?

Anônimo disse...

Maria, então afinal o financiamento é do Fundo de Turismo, como só podia ser.

Anônimo disse...

Maria olha que tu tens toda a razão!!!

Anônimo disse...

Eu tenho é pena que sempre que se vai dar uma volta por Alpalhão ver cada vez mais casas em Alpalhão a cair, mais valia era recuperar todas estas casas e assim promover mais valia, não é colocando um hotel junto a rotunda virado para locais mais limpos e desenvolvidos que Alpalhão.Desta forma não estmos a trazer pessoas..

Anônimo disse...

Pois, e enquanto disserem mal mas nada fizerem, pior há-de ser de dia para dia.

Anônimo disse...

Mas será que o pessoal não gosta de inovação, de oportunidades de emprego, mesmo qe sazonal, falam dos chupistas, mas fazer alguma coisa está quieto.......

Como dizia o outro:

"Eu quero ir prá ilha"

Cambada de invejosos, maldizentes e sei lá mais o quê?


O Hotel vai ser uma obra do género da Quinta dos Ribeiros, não igual, mas semelhante, agora comecem também a dizer que a Câmara investiu 75% nessa obra.....

Haja paciência.....

Anônimo disse...

Claro que ninguém quer perceber as coisas porque não é esse o objectivos, pois o que se quer mesmo é dizer mal.

Então, primeiro o investimento era 75% da Câmara, mas afinal era do Fundo de Turismo, nas mesmas regras que o é para qualquer projecto credível que se apresente.

Pronto, o Fundo de Turismo também está feito com alguém e coloca lá o dinheiro sem garantias e sem estudos.

Pois é, o melhor mesmo é levar o hotel para outro sítio. Que tal para Arês. Ou de preferência para fora do concelho, por exemplo para Gáfete ou, melhor ainda,para o Gavião.

Quem me dizem? Assim já serve? Se calhar assim já era bom para Alpalhão.

E, ó Maria, porque é que não publica o comentário que explicava umas coisas do TGV?

Anônimo disse...

Sou de Alpalhão, vivo fora (25 anos), mas vejo que a mentalidade do povo que me viu nascer e crescer continua igual, pouco ou nada evoluiu. Há que inovar pessoal. Deixem crescer a nossa terra com dignidade. Ela está velhinha. Precisa crescer e dar trabalho a quem vive à sombra...

Anônimo disse...

Sou de Alpalhão, vivo fora (25 anos), mas vejo que a mentalidade do povo que me viu nascer e crescer continua igual, pouco ou nada evoluiu. Há que inovar pessoal. Deixem crescer a nossa terra com dignidade. Ela está velhinha. Precisa crescer e dar trabalho a quem vive à sombra...

Anônimo disse...

pelos comentários que têm aqui sido feitos bem me parece que estão muito pouco esclarecidos, mas o que me parece é que esses 75% que tanto vos baralha o cérebro... se o têm, não é vosso

Anônimo disse...

A quantidade de velhos do restelo que há por aqui.
O hotel Adamastor assuta mesmo esta gente, será que é porque pode funcionar e isso depois é uma trabalhêra?
Será que é com medo de que se tiver sucesso depois isso dê ou possa dar vantagens políticas a quem num dados momento deu apoio ao projecto?
Ou será que é mesmo só porque são burros?

Hin Hon

Indignado disse...

ALPALHÃO PRECISA!

ALPALHÃO AGRADECE!

vAMOS MODERNIZAR aLPALHÃO e as mentalidades tacanhas...irra!

Anônimo disse...

ARRE CAMBADA DE MAL INFORMADOS
DEVIAM ERA ESTAR TODOS CONTENTES POR TER O PREVILÉGIO DE TER O 1º E UNICO 4 ESTRELAS DA REGIÃO.

QUANDO FIZERAM A POUSADA DE FLOR DA ROSA NUNCA PENSARAM QUE IRIA TER O SUCESSO QUE TEM , E NO ENTANTO É BASTANTE CARA.

VOCÊS NÃO PERCEBEM QUE OS RICOS CONTINUAM RICOS

BEM HAJA A QUEM INVESTE EM ALPALHÃO MESMO SENDO DE FORA JÁ QUE OS DE CÁ NÃO TEM IDEIAS, NEM INICIATIVAS.

ASS. ALPALHOEIRO DE CORAÇÃO GRANDE

Anônimo disse...

Bons dias, só um pequeno reparo, não podemos globalizar nem banalizar a opinião dos Alpalhoeiros, apesar da população ser em pequeno numero, a amostra de comentários que aqui se faz, não se pode considerar a Voz de Alpalhão, cá minha gente, existem pessoas boas que sabem que evoluir é benéfico e possuem uma mente aberta, podem é não expressar a opinião aqui.

Vamos contribuir para a evolução e não parar no tempo, sim na realidade estamos em tempos de crise, mas como alguém expressou em cima, os ricos continuam ricos e Alpalhão tem muitos pontos bons a serem explorados e merece que se divulgue e que seja visitado.

Obrigado a todos aqueles que ainda acreditam em Alpalhão e nas suas gentes

Anônimo disse...

A QUEM NÃO QUER QUE SE DEITE DINHEIRO AO CHÃO...
não pode ouvir nas ruas o comentário "estou nas termas", onde vão dormir, numa tenda montada no descampado? ou na sua casa.

Anônimo disse...

Sou de alpalhão, não sou de nisa, senão seria "xupista",mas a gentinha que está tão incomodada com o luxo do hotel, ficavam mais satisfeitos se os promotores investissem num acampamento de tendas na Barragem da Póvoa? Pois vocês não precisam deste Hotel nem de nenhum porque não têm categoria para isso, e têm as vossas casas para dormir.
Deixem lá receber as pessoas que nos visitam, com a dignidade que merecem, é para bem de todos nós, não queiram continuar com o atraso do Alentejo, precisamos de algo novo.
AOS PROMOTORES DO PROJECTO SÓ DESEJO MUITA SAÚDE E PARABENS PELA CORAGEM QUE TÊM SIGAM EM FRENTE QUE HÁ MUITA GENTE QUE APROVA. FUI Á APRESENTAÇÃO E FOI 5 ESTRELAS

nikas disse...

Tristes são os tristes que só falam e não fazem nada...

Quando pensam em construir uma casa andam a dizer a toda a gente da terra, que vão fazer isto ou aquilo... por favor preocupem-se com a vossa vida e deixem a dos outros...

O projecto foi apresentado, pelo que sei, se existiam algumas dúvidas tivessem lá ido...

Anônimo disse...

porque nao se aproveita a albergaria? ja tem quartos!

Anônimo disse...

em resposta a este ultimo anónimo, porque não aproveita ele a oportunidade e recupera este empreendimento? já lhe fica mais barato, se já tem quartos, é mesmo de quem nada percebe do assunto.....
SANTA IGNORÂNCIA

Anônimo disse...

Alpalhão precisa mesmo de um Hotel, desde que a tá Pirolita deixou de alugar quartos a terra nunca mais foi a mesma de facto...
E logo com SPA, estou a ver!...deve ser um espectáculo, e os ricalhaços de Alpalhão tenham atenção quando forem para lá para piscina cortem as unhas dos pés para não aleijarem ninguêm...Senhozinho Malta

Anônimo disse...

Esse Senhorzinho Malta, deve ser cá um cromo!!!!

Coitado! Até chego a sentir pena... Como é que em pleno Sec. XXI ainda existem tantas pessoas da idade da pedra...

Vai, mas é viver lá para a terra dos Flinstetons