20 maio 2010

Património - BIENAL DA PEDRA

Fotografia de Arquimino Rosa

Todos nós estamos bem lembrados desta, que é uma das obras, que ficou em Alpalhão, da Bienal da Pedra. 
Um jovem casal, sentado nuns degraus enormes, que podem representar a vida e as dificuldades que esta apresenta em cada uma das suas fases.
Esta obra de arte está colocada no Páteo da Escola, virada para o Cruzeiro e para o Coreto.

Quem por lá passar verá que o casal de jovens, já lá não está sentado! Para onde foi ninguém sabe,talvez tenha ido para um local mais confortável do que uns "degraus de pedra" de granito azul da nossa terra!

Se o casal foi sozinho, ou se alguém lhe deu "boleia" também ninguém sabe, e quem sabe não diz ou diz que não sabe!

É assim que o património da nossa vila vai ficando, ao abandono e à mercê daqueles que querem degradá-lo, sem que haja preocupação por parte da Junta de Freguesia.

Será que o Presidente Moisés não sabe qual o estado do nosso património?
Se não sabe, as Educadoras e Auxiliares da Escola já deveriam tê-lo informado!
Será que sabe, e já pensou em recuperá-lo?
Ou será que sabe e finge que não sabe, e quando lhe dizem ou mostram ele fecha os olhos e tapa os ouvidos?

A LIAAL, que diz ser uma Associação que defende os costumes, história e património de Alpalhão, podia já ter feito alguma coisa, ou será que está mais interessada em apresentar a Alpalhão mais um pouco da história do Santo Condestável do Crato que apenas passava por Alpalhão quando ia rumo ao norte?

Pobre do Jovem Casal, como não eram Santos, Reis ou Rainhas, ninguém quer contar a história deles...

Sr. Presidente Moisés, se não sabia agora já sabe, o que pensa fazer?

18 comentários:

Anônimo disse...

E lá o Moisés anda para esses lados, não vêm que as tascas que ali estão já estão muito longe para e árvores para cortar tb não há!

Habitante de Alpalhão disse...

Esse casal que falta nas escadas já "fugiram para casar" hà mais de três anos.
Que meios estás a pensar usar para os encontrar?
Chamar os cães da policia judiciária para lhes seguir o cheiro, ou através do adn que o jovem casal deixou na escadaria???
Tudo bem, é importante que o nosso património não caia em descuido, mas se todos os dias desaparecem pessoas (seres humanos) e não se consegue descobrir o paradeiro, como queres que encontram uns bonecos, que até cabem dentro de uma mala???

Anônimo disse...

Habitante dalpalhao o q é q o desaparecimento de pessoas tem haver com o casal?se desapareceram que se façam outros, se pensares, os artistas que os vieram ca fazer nao os fizeram de borla, por isso podem bem ser respostos...qd te vao ao c* do carro responsabilizas quem se o gajo fugir?pagas do teu bolso!

Anônimo disse...

o habitante de alpalhao é mt ignorante, património é património, em mt paises so por cuspires no chao és multado, segundo tu pode-se levar td!

agua pura disse...

Já q os meninos se foram, posso ficar com as escadas?ficavam mesmo bem na entrada da minha casa!

maça disse...

Isto que se abandalhe que fica bem melhor,assim como assim, levem tb o moisés não faz cá falta nenhuma e é um patrimonio que ainda custa dinheiro aos contribuintes.

Anônimo disse...

Cá para mim foram dar um passeio no Mercedes da Liaal e foram visitar o santo Condestavel!

Anônimo disse...

E já que se pode levar os menino e os resto, hei-de passar lá no jardim e levar umas flores pa casa, já que estão ali secas, sempre eu trato delas.

Anônimo disse...

Esse Habitante não é de cá, também sou da opinião que a judiciária nao vai fazer nada mas, que se façam uns bonequinhos novos e se coloquem lá.

Habitante de alpalhão disse...

Não é que não seja importante a recolocação dos bonecos... mas no meu modo de ver, existem muito mais coisas em Alpalhão que têm mais prioridade.
Ou não?
O polidesportivo tem as redes de "arame" todas partidas.
Até dá para passar através delas, com a vinda do calor os miudos começam a ir jogar à bola para o "Poli".
Podem-se cortar nas redes....
A escola continua sem o gradeamento "pedido várias vezes" pelas mães à câmara.
Até chega ao ponto de as funcionárias da escola encontraram fezes humanas no pátio da escola.
E isto são apenas duas coisas ali muito perto dos famosos bonecos, que fazem têm ou deveriam ter mais prioridade.

E sim, sou de Alpalhão! E não, não me preocupo muito com o desaparecimento dos bonecos....

EXISTEM COISAS MAIS IMPORTANTES E NÃO SÃO POUCAS!!!!!!

agua pura disse...

Agora já ninguém te tira a razão á habitante de Alpalhão!!!Mas vai lá dizer isso ao Moisés, ou a GNR, ou á câmara, estamos mesmo no abandono.tira lá uma fotos, pode ser que a Maria Verdades queira publicar...digo eu!

Habitante de Alpalhão disse...

Muito sinceramente, existem muitas coisas que não concordo com a Maria. Ou pelo menos com a forma como ela as coloca e faz transparecer para quem lê o blog.

Existem outras que concordo, mas penso que não é através do blog que se vão resolver, tem que se ir às reuniões de Câmara, de Junta e mesmo assim não sei se elas se resolvem.

A Câmara já recebeu cartas escritas pelas mães e comunicar o problema do gradeamento da escola e a falta de higiene que por lá passa, devido a escola não ter o devido gradeamento.
Além de escritas, foram iam assinadas por todas as mães que têm filhos e filhas naquele estabelecimento. Podem parecer poucas, mas ainda são 80 ou mais...

Até agora a situação continua na mesma, em relação ao "poli", não sei se têm conhecimento...

Anônimo disse...

OS BONECOS DEVIAM SER LA COLOCADOS DE NOVO E O POLI E A ESCOLA LIMPA!

Atento disse...

MARIA TENS TODA A RAZÃO HÁ QUE PRESERVAR O património!
E já agora ...quando se realiza a bienal em Alpalhão? Perdemos tudo e avaliar por alguns comentários até a dignidade se perde...ARRE!

Biche brabe disse...

Como é que o Moisés hade mandar por bonecos novos se ele nem do jardim da devesa manda cuidar...está ali uma bela m****!

Observador disse...

Realmente todo o pátio da escola necessitava de uma requalifição.Com as obras que ali estão a decorrer mesmo ao lado, seria oportuno e mostraria sensibilidade por parte da edil uma correcta intervenção naquele espaço dado o perfil dos seus utilizadores: CRIANÇAS.

Anônimo disse...

Maria os bonecos já "fugiram"a tanto tempo..andas a ficar desatenta, é de veres tantos sapatos a 700€ na net que te da volta a cabeça.
Repôr os bonecos, sim temos tanta gente LOCAL que trabalha a pedra, porque não doarem uns bonecos para por nas escadas, ou estamos a espera dos artistas de fora, é que estes não irão repor de borla, e se calhar os de cá também não...Trabalhar pro boneco ta quieto

Anônimo disse...

cá pra mim os menines forin mijár à casa de banhe ou entan comélas tan sempre tan cagadas tan na casa de alguen sentades numa pratelera a fazê decoraçan